Venda direta ao consumidor final oferece novas perspectivas para indústrias

As vendas em Marketplace correspondem a quase 70% das transações realizadas pelo comércio eletrônico brasilerio desde 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Essa onda foi impulsionada pela pandemia e tem motivado até mesmo o setor industrial a ingressar nessa modalidade de negociação. A startup curitibana Prioriza Web, acompanhou o movimento do mercado, totalizando no último ano mais de 28 mil pedidos nos principais canais de venda do Brasil, apoiando e aproveitando o potencial das indústrias.

“As indústrias têm competitividade e têm produtos, mas não conhecem nada desse tipo de venda. Nosso método ensina para que o cara da indústria entenda do que a gente está falando, ele é muito leigo, então como falar marketplace se ele nem entende o que é”, argumenta Diego Aguilera, CEO e fundador da Prioriza Web. 

Entendendo essa realidade, a startup está ajudando na digitalização das indústrias com um método ímpar de atendimento em seis etapas para que as empresas se posicionem nos Marketplaces. Isso envolve uma consultoria de segmento; análise de portfólio de produtos; definição de modelo de negócio; catalogação de produtos; operação e sales report.

“Pegar o produto da indústria da competitividade porque é o primeiro elo da cadeia. Além disso, o marketplace é a maior dor desse setor porque não é o ‘core’ dele. A Prioriza vem para ser um operador dessas indústrias e elas não se preocupam com mais nada. A gente se torna o cliente dentro do marketplace porque essa é nossa expertise”, afirma. 

Seguindo essa metodologia, a startup cresceu de forma rápida e no ano passado realizou mais de 28 mil pedidos. Hoje a empresa fatura em média R$ 320 mil, sendo que em 2021 o faturamento total foi de R$ 3,5 milhões. 

O CEO conta que no processo, os empresários compreendem o funcionamento desse modelo de comércio eletrônico e como monetizar a operação. Enquanto isso, a startup fica responsável pelo operacional, como fazer fotos e vídeos, fazer descrição e ficha catalográfica das mercadorias, assim como pela separação, montagem da embalagem, envio para os clientes e troca e devolução dos itens. Sistema que ninguém oferece hoje em dia no Brasil, segundo Aguilera.

Estratégia

Com preços competitivos oferecidos pelo cliente, a startup consegue comercializar os produtos garantindo a lucratividade da empresa. Nesse modelo, a Prioriza Web recebe da indústria o produto a um valor fixo, e então determina o custo unitário do item e a margem de lucro, precificando corretamente. 

Aguilera comenta que as empresas têm optado por esse modelo “até porque é muito difícil o cliente entender a composição de simulação de pricing que existe dentro do market. Muitos acreditam que é só pagar a comissão para a empresa de comércio eletrônico, mas tem um conjunto de informações a serem avaliadas, como cancelamento, avaria, trocas, atendimento”.