Veolia, líder global em segurança ambiental, e SBM Offshore, líder mundial em infraestrutura oceânica em águas profundas, em 15 de janeiro, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento que visa a abordar um dos maiores desafios do nosso tempo: a convergência entre escassez de água, transição energética e transformação industrial: o desenvolvimento e a implantação de inovadoras unidades flutuantes de produção de água doce (FPUs), combinando tecnologia avançada de dessalinização por osmose reversa com comprovada expertise em engenharia offshore para oferecer uma solução sustentável baseada no oceano.
A solução será capaz de atender a demanda mundial por água potável, atendendo aos setores petroquímico, de mineração e municipal em regiões com escassez hídrica. Com isso, as empresas viabilizam a transformação industrial ao garantir recursos hídricos críticos, reduzem a pegada ambiental e construem resiliência operacional em um mundo cada vez mais marcado pela escassez de água.
Ao garantir recursos confiáveis de água doce tanto para operações industriais quanto para comunidades, as emprsas contibuem para a continuidade dos negócios e a estabilidade regional em vários segmentos de mercado que enfrentam estresse hídrico agudo, incluindo sistemas municipais de abastecimento de água em áreas costeiras enfrentando aumento da demanda e interrupções no fornecimento relacionadas ao clima; operações de mineração em regiões com escassez de água buscando reduzir seu impacto ambiental e garantir a licença social para operar; e indústrias pesadas que necessitam de suprimentos confiáveis de água doce para sua transição para operações de baixo carbono.
Essas unidades flutuantes de dessalinização serão capazes de produzir até 100.000 metros cúbicos de água doce por dia — uma quantidade equivalente às necessidades de aproximadamente 500.000 habitantes. Além da capacidade de produção, essas unidades oferecem flexibilidade estratégica: podem ser implantadas rapidamente, com prazos de entrega mais curtos e robustos em comparação à construção em terra firme, escaladas para atender a requisitos em evolução e realocadas conforme os padrões de demanda mudam. Essa adaptabilidade ajuda clientes industriais a garantir independência hídrica, reduzir a competição por recursos hídricos com comunidades locais e demonstrar responsabilidade ambiental — todos elementos críticos de sua transformação mais ampla rumo a operações mais resilientes e responsáveis.
Essa aliança estratégica combina a posição da Veolia como líder mundial em tecnologias de água e reconhecida expertise em dessalinização com as décadas de experiência da SBM Offshore em projetar, construir e operar sistemas flutuantes de produção offshore. A Veolia implantará suas mais avançadas tecnologias de dessalinização por osmose reversa e processos de tratamento de água nessas unidades, trazendo soluções de ponta e comprovadas a esse formato offshore inovador. Juntas, as empresas desenvolverão soluções abrangentes de engenharia, suprimentos, construção, instalação, comissionamento e operação de longo prazo para uma produção sustentável de água baseada no oceano.
Para Olivier Icyk, Chief Business Officer da SBM, “esta parceria com a Veolia marca um momento importante na trajetória da SBM Offshore para diversificar nossos negócios. Ao combinar nossa expertise em infraestrutura oceânica com a tecnologia líder de dessalinização da Veolia, estamos dando passos ousados para oferecer soluções sustentáveis para regiões com escassez de água. Juntos, estamos abrindo novos mercados na economia azul e reafirmando nosso compromisso com uma transição energética responsável.”
Ao falar sobre a parceria, Arnaud Valleteau, CEO de projetos de engenharia e suprimentos da Veolia, Water Tech, afirma que “a segurança hídrica tornou-se inseparável da segurança energética, da segurança dos recursos e da competitividade industrial. À medida que as indústrias fazem a transição para operações mais sustentáveis, o acesso confiável à água tornou-se um imperativo estratégico, não apenas um requisito operacional. Estamos orgulhosos de colaborar com a SBM Offshore, cuja excelência em engenharia offshore é reconhecida globalmente, para entregar soluções que atendam a essa necessidade crítica com flexibilidade e rapidez sem precedentes. Essa parceria inovadora é um exemplo concreto do nosso programa estratégico GreenUp em ação, permitindo que indústrias e comunidades construam resiliência, reduzam sua pegada ambiental e garantam seu futuro em um mundo cada vez mais limitado em recursos hídricos.”
