Listada entre as maiores e mais eficientes empresas de energia do Brasil, além de líder de mercado e maior distribuidora de combustíveis do Brasil, a Vibra está celebrando 50 anos de história e, ciente dos desafios que estão por vir nas próximas décadas, reconhece seu papel rumo à descarbonização e à transição energética dos seus clientes.
“Se quisermos reverter a curva de emissões até 2050, como é o compromisso do COP26, precisamos agir. Temos de estar prontos para essa mudança, assumindo o papel de liderar a transição para uma economia de baixo carbono. Por isso, fomos em busca de soluções energéticas sustentáveis, fizemos a joint venture com a Comerc, com a Copersucar e a parceria com a ZEG para biometano”, afirma Wilson Ferreira Júnior, presidente da Vibra.
Neste marco, a Vibra não está preocupada apenas com a sua transformação: a companhia quer ser também a parceira ideal para o processo de transição energética de seus clientes. “Nossa missão é apoiar nossos clientes com tecnologia e inovação, levando as melhores práticas e soluções para os nossos clientes e consumidores. Estaremos sempre a postos para levar o elétron ou a molécula de combustível até onde o cliente precisar. A mudança no padrão de consumo já começou e é em longo prazo, para os próximos 20 a 30 anos. Vamos contribuir para a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa”, explica Ferreira.
Inovar para crescer nos próximos 50 anos
A transição energética e a inovação são dois temas estratégicos para o crescimento da Vibra nos próximos anos. Recentemente a empresa deu um passo importante com o lançamento do hub de inovação Vibra co.lab e planeja para o início de 2022 a criação de uma estratégia de Corporate Venture Capital (CVC), um veículo de investimento para startups com foco em transição energética e novos modelos de negócio, com ênfase no desenvolvimento e implementações de tecnologias disruptivas. Por meio do Vibra Co.Lab, a companhia vai promover conexões que tragam soluções para problemas atuais dos negócios, gerando resultados e fontes de receita. Com foco em inovação aberta, os projetos abordarão conveniência, mobilidade e transição energética, buscando sempre atender às necessidades dos clientes, envolvidos em um mercado em constante transformação.