A soldagem, das mais simples às mais complexas, está presente no dia a dia de todos, sendo reconhecida como um dos mais importantes e populares processos de fabricação utilizados ao redor do mundo. É a solda que faz a união entre peças metálicas presentes em equipamentos, estruturas e sistemas diversos, de diferentes geometrias.
O processo de soldagem, juntamente com os consumíveis, avança continuamente, desenvolvendo tecnologias de última geração para microssoldas e soldas com altíssimos níveis de energia e características metalúrgicas, que necessitam ser entendidos e considerados ao longo das diferentes fases de construção, ou seja, projeto, materiais, inspeção e fabricação. Assim, novos sistemas surgem para atendimento das necessidades das indústrias dos setores petroquímico, alimentício, farmacêutico, óleo e gás, químico, papel e celulose, naval etc.
Apesar de o setor ter sua importância reconhecida, inexiste um evento para a cadeira produtiva da solda, do corte e de acessórios, ou melhor, inexistia, pois nos dias 24 e 25 de abril de 2024, São Paulo (SP) sediará a primeira edição da Welding Show – Feira de Equipamentos e Acessórios para Solda e Corte. Sob realização da Abrasolda – Associação Brasileira de Solda e Corte, o evento tem o apoio do Instituto de Engenharia, do Sicetel – Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos, da Abimetal – Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço e do portal Infosolda. A organização e a promoção estão a cargo da Proma Feiras e da Rofer Eventos.
Em conjunto com a Welding Show será realizado o FOBRASC – Fórum Brasileiro de Solda e Corte, com apresentações de grandes especialistas e de diversas aplicações.