Yanmar investe em nova fábrica e em novo mercado

A Yanmar anunciou a construção de uma nova fábrica no Distrito Industrial de Indaiatuba (SP), com investimento de R$ 280 milhões. O projeto, que será implementado em etapas até 2030, visa a aumentar a capacidade produtiva, unificar operações e melhorar processos, consolidando o crescimento da companhia no País. Parte do investimento será direcionado à aquisição de novos equipamentos industriais, além de construção de docas com sistemas elevatórios para facilitar o deslocamento dos itens.

A nova unidade ocupará um terreno de aproximadamente 140.000 m2, três vezes maior que a área atual das fábricas em Indaiatuba, e deve gerar cerca de 100 novos empregos diretos e indiretos até 2029. A execução do projeto terá início nos próximos meses. A primeira fase, com aproximadamente 36.000 m2, tem operação prevista para 2027.

Com a nova fábrica, a Yanmar projeta um salto na produção de tratores, passando de 5.000 para 7.000 unidades por ano em turno único. Já a fabricação de modelos com maior índice de nacionalização subirá de 10 para 15 tratores por dia na primeira etapa, chegando a 20 por dia em 2029. A empresa também implementará processos automatizados, tais como uma linha de montagem tracionada e com controles automáticos de torques e inspeções e melhorias em logística, segurança e ergonomia.

Mercado náutico

As atenções da empresa também estão voltadas ao fortalecimento de sua presença no mercado brasileiro de lazer, para o qual projeta crescimento de até 15% no próximo ano. Especificamente para o mercado náutico, a empresa dispõe de motores que entreguem desempenho aliado à economia e confiabilidade, atributos que, para Danilo Sandrin, coordenador Comercial de Marítimo Lazer da Yanmar South America, “fazem parte do DNA da YANMAR. Seguimos em um ritmo de crescimento e um avanço de 12% no último ano fiscal. Nossa expectativa é manter a curva ascendente entre 2025 e 2026.”