A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está testando, na Suécia, o Volvo HX04, o protótipo de um caminhão articulado com células de combustível de hidrogênio, livre de emissões. Essa iniciativa soma-se à oferta de máquinas elétricas a bateria. Ao explorar múltiplas tecnologias, a empresa espera acelerar o trajeto rumo à descarbonização do setor da construção. A comercialização de máquinas movidas a hidrogênio é esperada, pela empresa, para a segunda metade desta década.
O Volvo HX04 resulta de projeto de pesquisa realizado entre 2018 e 2022, em regime colaborativo com várias instituições de inovação, energia e transporte. O processo de abastecimento do Volvo HX04 com 12 kg de hidrogênio leva cerca de 7,5 minutos, permitindo que o equipamento opere por aproximadamente quatro horas.
A infraestrutura para hidrogênio está sendo desenvolvida, e a Shell instalou uma estação de reabastecimento na pista de testes da Volvo CE em Braås. As duas empresas são membros fundadores da H2Accelerate, uma colaboração entre empresas para fomentar as condições para a introdução de caminhões a hidrogênio na Europa.