Retorno de eventos impulsionaram vendas de equipamentos agrícolas em 2022

Com 65 anos de atuação no mercado brasileiro, com fábrica própria em Indaiatuba (SP), a Yanmar – fundada em Osaka, no Japão, em 1912 – comemora 70% de crescimento em vendas ao longo de 2022, embasado em lançamentos e na retomada de feiras e eventos presenciais.

Fernando Figueiredo – gerente Comercial Agrícola da marca – lembrando o pioneirismo dessa indústria e os investimentos permanentes em melhoria contínua de equipamentos e motores in­dustriais, maquinário agrícola, equipamentos de cons­trução, sistemas de energia e motores marítimos, reforça a importância dos eventos como palco para lançamentos “e instrumento que favorece o cumprimento de uma das premissas da empresa: contato próximo e di­reto com os clientes”.

“Sabemos que o agronegócio está pujante e é uma peça fundamental para o PIB do País. Com os clientes e o mercado mais otimistas, percebemos que este era o momento de explorar outras oportunidades e apresentar novidades”, explica Figueiredo, citando o lançamento, em 2022, da “menor colheitadeira de grãos do mercado brasileiro, que se enquadra na classe 2, e apresenta eficiência satisfatória em operações em áreas periféricas e de difícil acesso nas lavouras, como as bordas, além de ser facilmente transportada de uma lavoura a outra com mais facilidade.

A comercialização de tratores também contribuiu para os resultados. “Com 7% de participação de mercado, a Yanmar tem como destaque de vendas os tratores Solis 75, 90 e 26 cv, respectivamente, nesta ordem. Em 2022, no comparativo com algumas marcas, nós conseguimos aumentar a participação ao longo do ano”, enfatiza Figueiredo, garantindo que, em 2023, “seguiremos trabalhando para apresentar novas soluções ao mercado, investindo em treinamentos para capacitação de nossos times para melhorar a experiência de nossos clientes”