Em comemoração aos 10 anos de fundação da fábrica em Pouso Alegre, Minas Gerais, e da produção do equipamento de número 23.456, a XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, reuniu aproximadamente 350 pessoas entre clientes, fornecedores, dealers, autoridades do Governo do Estado de Minas Gerais, representantes da Embaixada e Consulados Brasil e China, Associação de Empresas Chinesas, além do presidente da XCMG América Latina e Brasil e todo corpo da diretoria XCMG. A solenidade foi no último dia 06 de junho na unidade fabril e celebrou as 23.456 máquinas fabricadas localmente.
A data escolhida marca oficialmente os 10 anos de fundação da empresa. Em seu discurso, o presidente da XCMG Brasil, Li Hanguang, destacou que em 2012 foram investidos US$ 300 milhões para estabelecer a XCMG no País, sendo a obra concluída em 2014 e iniciada a produção. “Os aportes em fábrica e produção local, aliados aos 10 anos de esforços, resultaram num caminho de desenvolvimento de alta qualidade, passando da importação de produtos para a exportação de capital. O Brasil é peça fundamental no propósito do Grupo XCMG de alcançar a liderança mundial, sempre alicerçada no aprimoramento tecnológico, valores e objetivos muito bem definidos”, afirmou Hanguang.
“Importante ressaltar que nos últimos 10 anos de atuação no País, a empresa contribuiu para o desenvolvimento municipal e regional através do recolhimento de impostos, empregando mais de 1.000 trabalhadores diretos e 300 indiretamente”, complementou a diretora de Novos Negócios da XCMG Brasil, Amanda Machado.
No ano passado, a empresa anunciou investimentos de R$ 270 milhões para a construção de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, inaugurado no último mês de novembro, com o objetivo de aumentar a adequação das máquinas aos mercados nacional e latino-americano, colaborando tecnologicamente para o desenvolvimento de novos modelos.
Num mercado mundial cada vez mais competitivo, o diretor comercial da XCMG Brasil, Renato Torres, reforçou a posição da empresa não só como líder na fabricação de máquinas pesadas, mas também como parceira estratégica no desenvolvimento e modernização de infraestruturas de empresas. “A fábrica no Brasil é a maior base do grupo no exterior no que diz respeito a máquinas para o setor de construção e faturamento, e após crescimentos contínuos ano após ano, devemos continuar nessa liderança”, finalizou.
Lançamento: Durante a cerimônia, a XCMG Brasil lançou a pá-carregadeira, modelo XC958BR, marco histórico da multinacional chinesa que registrou 23.456 equipamentos produzidos até a data comemorativa dos 10 anos de fundação da unidade fabril. O equipamento acaba de ser adquirido pela Simaq.