A Proaço, empresa referência no mercado de pré-fabricados no sul do Brasil, tem experienciado no dia a dia como utilizar softwares para Modelagem da Informações de Construção, ou BIM (do inglês, Building Information Modeling), pode otimizar a criação de projetos de estruturas pré-fabricadas de concreto, bem como promover uma maior integração entre as equipes. Uma das soluções utilizadas por ela é o Tekla Structures, da divisão de Estruturas da Trimble, companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados.
O Tekla permite que os profissionais da empresa criem uma representação tridimensional e digital das características físicas e funcionais de uma estrutura pré-fabricada, fazendo com que todos envolvidos do projeto tenham acesso em tempo real às informações necessárias para execução e gerenciamento da sua produção. Além do Tekla, a empresa implementou também o Plannix, software focado no planejamento e controle em fábricas de pré-fabricados e pré-moldados de concreto. Essa integração facilitou a comunicação entre as equipes e promoveu maior integração e rastreabilidade das etapas do processo produtivo, trazendo eficiência e reduzindo erros de execução.
“Depois da implantação do Tekla, conseguimos resolver problemas com o versionamento de arquivos, além de termos mais facilidade para realizar detalhamentos e até identificamos possíveis falhas, fazendo com que evoluíssemos muito. A integração entre o Tekla e o Plannix é simples e a integração funciona super bem. Com o Plannix, podemos identificar todos os itens lançados no modelo 3D, jogar para uma baixa de estoque ou para consumo de materiais, tendo assim um retorno de todos os itens que foram fabricados”, explicou Rafael Rodrigo de Souza, Engenheiro Civil Calculista da Proaço.
Outra vantagem competitiva da utilização do Tekla Structures é a compreensão mais profunda dos projetos em cada fase, fazendo com que os processos e os profissionais envolvidos se conectem de maneira inteligente, eficaz e assertiva. Na concepção de um pilar, o projetista consegue incluir informações a respeito do volume, área da forma, taxa de aço e altura da estrutura, por exemplo, otimizando o seu trabalho de planejamento e reduzindo a margem de erro durante a sua execução. A evolução pode ser percebida pela Proaço tanto na produção quanto no setor de carregamento.
“Com o Tekla Structures é possivel criar, combinar, gerenciar e compartilhar informações com eficiência, sendo fundamental para a produtividade e até a sustentabilidade da obra. Além da colaboração em tempo real entre os profissionais envolvidos, a solução também traz transparência e previsibilidade. Isso porque ele promove um fluxo de trabalho simplificado e aperfeiçoa processos como o de levantamento de material, compras de matéria-prima, medições e prevenção de falhas, uma vez que o projeto e a construção ficam na mesma sintonia”, destaca Carlos Costa, diretor da divisão de Estruturas da Trimble no Brasil.
Neste ano, o Tekla Structures recebeu uma atualização de software que inclui melhorias nas comunicações padrão para o setor, com o objetivo de permitir que os usuários usem uma variedade maior de formatos suportados para projetos. A Trimble vai levar essa e outras soluções para a 15ª edição da Concrete Show, evento que reúne as últimas tecnologias e tendências da cadeia construtiva. No estande B26, junto com a Plannix, a empresa destacará sua tecnologia, software e serviços que contribuem com a transformação digital da construção, com soluções que abrangem todo o setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC).