Aos 50 anos, empresa planeja expansão e relançamentos

A Sergomel, fabricante de equipamentos para transporte rodoviário, canavieiro e florestal, está comemorando 50 anos de fundação no País.

Fundada por Oswaldo Ilceu Gomes em 1975, nasceu com o objetivo de atender, inicialmente, às usinas sucroalcooleiras, reformando e adaptando as carrocerias. Ao longo dos anos, estendeu a produção para o segmento florestal e, neste momento, busca ampliar sua presença nos mercados em que atua e ingressar em outros segmentos, dando continuidade aos investimentos em capital humano e em toda a fábrica.

“Nos últimos cinco anos, a operação dobrou de tamanho e o número de colaboradores passou de 162 para 389. Apenas nos últimos 3 anos, foram realizados investimentos em todo o parque fabril, incluindo a aquisição de máquinas de laser, cabines de pintura, robôs e dobradeira, totalizando em torno de R$ 15 milhões.”, aponta Marcos Dandaro, CEO da empresa.

Os investimentos previstos superam os R$ 20 milhões e, até 2027, a Sergomel seguirá com foco na restruturação e no reposicionamento da marca. Além disso, “com a automação de projetos, a capacidade produtiva da fábrica passou de 1,5 mil implementos para 2 mil por ano. Sendo que, para 2025, a expectativa é fabricar de 1,8 mil a 1,9 mil unidades”, estima o executivo.