Segundo dados da ABCON SINDCON – associação que representa as operadoras privadas de água e esgoto – o Brasil conta hoje com 28 projetos de leilões de saneamento em andamento, com previsão de investimentos que somam R$ 91 bilhões e abrangem mais de mil municípios. Para facilitar o acompanhamento e monitorar os leilões do setor, que acompanha a evolução do Marco Legal do Saneamento, a entidade criou um painel de Business Intelligence, disponível no site e atualizado semanalmente.
Entre os dados disponíveis, é possível consultar os leilões previstos por Estado, visualizar todas as cidades que já contam com operação privada e acompanhar o andamento da regionalização – uma exigência do Marco Legal para assegurar que todos os municípios alcancem as metas de universalização.
O painel também apresenta as normas de referência já publicadas pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), que estão em elaboração, informações sobre custos operacionais do setor e outros indicadores estratégicos.
A ferramenta compila as informações de diversas fontes oficiais, como ANA, SENARC-MC, BNDES, ANEEL, FGV, SNIS, além dos obtidos pela ABCON pelos seus produtos, Calculadora de Custos e SPRIS (Sistema de Informações do Segmento Privado do Setor de Saneamento).