A Sotreq apresentou ao mercado brasileiro um motor de grande porte, da linha MaK, originalmente movido a diesel, que pode operar com etanol. O retrofit realizado no equipamento garante maior sustentabilidade com impacto mínimo na estrutura original do equipamento. A iniciativa representa um avanço no uso de combustíveis mais limpos e no compromisso com a descarbonização do setor naval.
A empresa – maior distribuidora Caterpillar no Brasil – também é referência no setor marítimo, apresentará um conjunto de soluções em equipamentos, peças e serviços para embarcações, voltados a modernização do segmento, o ganho de eficiência e a redução de custos e dos impactos ambientais. O portfólio inclui tecnologias aplicadas à rotina de embarcações, sistemas de propulsão e componentes que aumentam a confiabilidade e reduzem custos operacionais. Entre eles está o Sotreq Safe Source, o 3S, uma plataforma digital que permite o acompanhamento, em tempo real, do desempenho de motores e equipamentos das embarcações. A solução organiza dados técnicos em painéis simples, customizáveis, e que ajuda a prever manutenções, evitando falhas inesperadas, e aumentando a eficiência da operação.
Entre as novidades, Rodrigo Feria, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Sotreq, agrega os motores de alta performance CAT C32B e 3516E; a bateria CAT, lançada no fim do primeiro semestre uma solução versátil que pode ser utilizada em qualquer tipo de embarcação.