O relatório State of Smart Manufacturing da Rockwell Automation aponta que mais da metade das empresas no setor industrial já planeja criar novos cargos e realocar talentos existentes para endereçar as rápidas mudanças nas operações industriais impulsionadas pelo avanço tecnológico no chão de fábrica, incluindo inteligência artificial.
O relatório – compartilhado durante a 34ª edição da Automation Fair 2025, em novembro, nos Estados Unidos – sinaliza que uma transformação digital bem-sucedida no setor industrial depende de uma estratégia centrada em pessoas, não apenas em tecnologia e que, por isso, cada vez mais são necessários profissionais mais fluentes digitalmente operando as plantas.
E mais: a ascensão da inteligência artificial e de ferramentas digitais está remodelando as competências necessárias no ambiente industrial; assim como o sucesso da automação industrial depende fundamentalmente de pessoas preparadas. Como parte dessa visão, a Rockwell Automation tem investido estrategicamente em parcerias com instituições de ensino ao redor do mundo para criar ecossistemas de desenvolvimento de talentos que beneficiem toda a cadeia industrial.
