Banco XCMG inicia operações neste trimestre

Fabricante chinesa de maquinaria pesada, com uma história de 76 anos, ocupando posição de destaque no cenário global de indústria de máquinas para construção, a Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), no dia 6 de janeiro, lançou o Banco XCMG S.A., três meses após ter recebido autorização de funcionamento pelo Banco Central do Brasil. Com sede anexa ao Parque Industrial da XCMG Brasil, em Pouso Alegre (MG), o Banco XCMG S.A. nasce com capital inicial de R$ 100 milhões e deve começar a operar ainda no primeiro trimestre deste ano.

Como informou Roberto Carlos Pontes, vice-presidente do Banco XCMG, “trata-se do primeiro banco do setor industrial chinês no mundo e a primeira instituição do segmento bancário com capital 100% estrangeiro a receber aprovação direta do Banco Central do Brasil. O Banco XCMG servirá como uma plataforma para apoiar o desenvolvimento de indústrias chinesas na América do Sul, a fim de promover cooperação de investimentos bilaterais, bem como o desenvolvimento econômico e comercial. A ideia é dar suporte para proteção de risco cambial, por meio de operações de Hedge contra possíveis e eventuais oscilações nas cotações de moedas, atendendo ainda às necessidades dos clientes também quanto à gestão de risco e à volatilidade dos preços de mercado”.

Ampliação

Durante o evento, que contou com a presença do CEO Global XCMG, Wang Min; do CEO América Latina XCMG, Wang Yansong; e do presidente do Banco XCMG Brasil S.A., GU Shiying; a companhia anunciou a intenção de ampliar a operação na fábrica de Pouso Alegre (MG), em operação desde 2014, agregando no parque industrial outras empresas chinesas do segmento industrial, em especial fornecedoras.