Foto em destaque: Plataforma P-74 inicia produção do campo de Búzios no pré-sal da Bacia de Santos – Foto: ANDRE RIBEIRO / BANCO DE IMAGENS PETROBRAS
A Offshore Tecnhnology Conference (OTC), em 12 de fevereiro, anunciou a Petrobras como vencedora do principal prêmio de tecnologia da indústria mundial de petróleo e gás: o Distinguished Achievement Award for Companies, concedido anualmente pela instituição.
A premiação reconhece o conjunto de inovações desenvolvidas para viabilizar a produção no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a exemplo do desenvolvimento de tecnologias para um cenário que combina condições desafiadoras, como águas ultraprofundas e reservatórios localizados abaixo da camada de sal, submetidos a elevados níveis de pressão, assim como alta presença de gás carbônico.
As inovações abrangem as áreas técnicas de reservatórios, poços, elevação e escoamento, além de tecnologias submarinas e de instalações de superfície. Um dos principais marcos do projeto foi a instalação de quatro navios do tipo FPSO (unidade flutuante de armazenamento, produção e transferência de petróleo) em um período de apenas 11 meses — em um único campo de produção.