Todos os anos, os grupos de Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) da Nidec Global Appliance realizam campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos. Em 2020, as equipes das três unidades da empresa, em Joinville e Itaiópolis, se mobilizaram para antecipar a iniciativa com o intuito de arrecadar alimentos, itens de higiene e limpeza para doar às famílias que estão sendo impactadas pela pandemia de coronavírus. A campanha interna, que durou 24 dias, encerrou na última sexta-feira (8) com cerca de 19 toneladas de alimentos doados. Este montante ganhou incremento com a participação da companhia, que dobrou a quantidade e, ao total, serão cerca de 38 toneladas doadas.
Os itens serão destinados para as Prefeituras de Joinville e Itaiópolis, que repassarão as doações para famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social. “Desde o início da pandemia, estamos mobilizados em manter um ambiente de trabalho saudável ao mesmo tempo em que damos suporte à comunidade. Nossos colaboradores, demonstraram, mais uma vez, que solidariedade e engajamento são imprescindíveis para enfrentar momentos difíceis”, ressalta Emerson Zappone, diretor de operações América Latina da Nidec Global Appliance.
Para aqueles que preferiram doar quantias financeiras, a Nidec Global Appliance estabeleceu uma parceria com o Projeto Resgate, do qual já é incentivadora. Por meio da organização sem fins lucrativos, crianças e adolescentes recebem bolsas de estudos em escolas particulares e reforço no contraturno. Neste período de pandemia, a entidade está suportando as famílias com a compra de cestas básicas e itens de higiene.
Ações internas foram adotadas nas fábricas de Joinville e Itaiópolis
Internamente, a empresa priorizou o afastamento de colaboradores das áreas operacionais que se enquadram no grupo de risco, ou seja, idade superior a 60 anos, gestantes e pessoas com condições médicas especiais, como casos crônicos de hipertensão e diabetes, além de mães com filhos no berçário da companhia. Além disso, foi oferecido trabalho remoto para as equipes administrativas. Desde 20 de abril, seguindo decreto do Governo Municipal, todos os colaboradores que permanecem trabalhando nas plantas devem utilizar máscaras, que foram distribuídas pela companhia.
Dentre as medidas implementadas para maior proteção à saúde e segurança dos colaboradores está a intensificação das rotinas de limpeza e desinfecção de áreas, cancelamento de viagens, contratação de um médico infectologista como consultor técnico para análise de ações implementadas e sugestão de melhorias, além de medidas restritivas para realização de visitas e reuniões presenciais.
Em relação ao distanciamento social, houve reorganização dos assentos nos ônibus de transporte a fim de ampliar o espaço entre os passageiros. Esse tipo de demarcação também está sendo feita em locais de grande circulação, como restaurante interno e ambulatório. Além disso, foram instalados lavatórios adicionais nas fábricas para a higienização das mãos.