Chega ao mercado família de robôs industriais que alteram a própria capacidade de carga

Sucessora dos consagrados KR 30/60, a nova família KR IONTEC, da Kuka Roboter, é adequada a inúmeras aplicações e tem como diferencial a possibilidade de alterar a própria capacidade de carga pela própria máquina.

Essa nova série de robôs estabelece novos padrões de flexibilidade nesta categoria de carga; foi projetada tanto para operações convencionais, quanto simulações digitais, e destaca-aw por sua grande versatilidade em seu envelope de trabalho. Equipamento de médio payload, para 30, 50 e 70 kg, com o melhor envelope de trabalho da categoria e menor base de instalação, que possibilita maior densidade de robôs na mesma área de trabalho, o KR IONTEC – explica Edouard Mekhalian, diretor geral da KUKA Roboter do Brasil – “há uma nova versatilidade, até o momento inédita no mercado, pois permite mudar a capacidade de carga do robô, entre 30 e 70kg, alterando apenas sua configuração via dados de máquina e o seu posicionamento aleatório”.

O novo KR IONTEC pode ser utilizado em qualquer posição de instalação, ocupa área de ocupação 30% menor e um contorno disruptivo 10% mais esguio que a família anterior e permite layouts de células mais compactos, ou com maior agrupamento de equipamentos numa mesma área. Conta, ainda, com versões de alcance máximo de 3.100 mm, tem o maior envelope de trabalho da sua categoria. 

Outro diferencial ressaltado pela Kuka tem relação com os custos de manutenção, que são mais reduzidos, pois demanda por um número menor de peças de reposição. Além disso, somente é necessário trocar de óleo após 20 mil horas de operação. Devido ao menor consumo de energia, resultante da tecnologia aprimorada de seus controles e da redução de peso do robô, os custos de operação também são mais baixos. O novo KR IONTEC se destaca em termos de custo total de propriedade e ciclo de vida (TCO). A disponibilidade técnica é superior a 99% e o tempo médio entre falhas é de cerca de 400 mil horas de operação, desde que todas as operações de manutenção preventiva sejam executadas de acordo com as instruções do fabricante.

Como frisa Mekhalian, “o KR IONTEC está pronto para uso tanto no mundo da produção convencional, quanto no digital e possui vários modos de movimento. Estes complementos de software podem ser usados para adaptar o robô de forma flexível a diferentes processos de produção, apenas pressionando um botão. O Modo Performance garante, como padrão, alta performance e eficiência. O Modo Path permite um movimento de trajetória contínua exata em todas as velocidades, com precisão absoluta. Já o Modo Dynamic pode ser usado para minimizar os tempos de ciclo”.