Com instalações planejadas em total alinhamento às recomendações dos Princípios Ambientais do Grupo Volkswagen em âmbito global, a nova prensa PXL “Extra Large”, fabricada pela Prensas Schuler em sua unidade de Diadema (SP), entrou oficialmente em operação em 15 de julho na área de Estamparia da unidade Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP).
O investimento para este projeto de modernização da produção integra o ciclo de R$ 7 bilhões previstos até o final deste ano, dos quais R$ 2,4 bilhões são direcionados para as fábricas paulistas.
Essa prensa garante mais produtividade e capacidade de estampagem dos veículos produzidos sob a Estratégia Modular MQB da unidade Anchieta, ou seja, VW Polo, VW Virtus e o mais novo modelo VW Nivus, que, segundo a montadora contribuiu para viabilizar o projeto, uma vez que com a nova PXL foi reduzido o custo logístico de peças, que eram produzidas em Taubaté (onde há uma prensa similar).
Também reduz consumo de energia, água, óleo e emissões de CO2. Os números que envolvem o novo equipamento também comprovam sua importância no sistema: no total são 5.032 embalagens com peças já estampadas por semana, mais de 1,6 mil quilômetros percorridos da esteira aos depósitos e mais de 21 mil toneladas de material movimentado por semana.