Tubulação de alumínio: especialista mostra principais vantagens para a rede de ar ou gás

Contar com um sistema de tubulação seguro e resistente para as redes de ar ou gás pode trazer diversas vantagens para a indústria. Antes vista como um processo trabalhoso com grande necessidade de mão de obra e equipamentos especiais, hoje as novas tubulações de alumínio solucionam todos esses problemas.

O gerente de negócios da Atlas Copco Compressor Technique Service, João Anastácio, explica que a tubulação de alumínio oferece grandes benefícios para as redes de ar, principalmente quando comparada às tradicionais redes de aço carbono ou aço galvanizado.

“O sistema AIRNet Alumínio da Atlas Copco O AIRnet Alumínio é a solução mais eficaz para as redes de ar ou gás, pois contam com uma instalação rápida e fácil, o que traz um tempo recorde para o início das operações que faz toda a diferença”, explica Anastácio. Além disso, o AIRnet possui 10 anos de garantia e é à prova de vazamentos e livre de corrosão.

Veja abaixo 5 dicas preparadas por João Anastácio para otimizar os sistemas de ar na indústria:

1. Mais qualidade de ar sem ferrugem

A tubulação de alumínio é revestida com material antioxidante, o que elimina o problema de ferrugem, típico das redes de aço. Isso propicia maior qualidade do ar, o que ajuda a manter a rede limpa, conferindo também maior vida útil a filtros reguladores, válvulas redutoras de pressão e outros equipamentos pneumáticos.

2. Menos vazamentos, mais eficiência

Os vazamentos são os maiores vilões da conta de energia de uma indústria e o alumínio pode preveni-los, já que não se danifica por conta da oxidação. Além disso, a tubulação sofre muito menos desgastes ao longo do tempo, o que oferece uma redução considerável na frequência e nos custos de manutenção da rede.

3: Menor gasto de energia com mais fluidez

Além de prevenir vazamentos, o alumínio aumenta a fluidez do ar pela rede, exigindo menos do compressor e propiciando menor consumo de energia.

4: Mais economia e menos tempo de instalação

A tubulação de alumínio exige menos recursos em sua implementação, porque é mais leve e flexível quando comparada à de aço. Para se ter uma ideia, a economia de tempo na instalação chega a 85% e o procedimento é feito manualmente, com o auxílio de ferramentas simples.

5: Mais flexibilidade

Quem possui tubulações em aço carbono ou aço galvanizado sabe que a cada modificação ou ampliação da rede é preciso encarar um processo trabalhoso, que envolve retirar e cortar os tubos, fazer as conexões, soldar e rosquear cada parte novamente, além de uma série de aparatos. Já no caso de uma ampliação ou ajuste em uma tubulação de alumínio, tudo o que você precisa é de uma furadeira.