A Cummins Brasil lançou o grupo gerador QSX15 XPI, com novo sistema de combustível Extra High Pressure Injection, capaz de fornecer maior pressão de injeção, resultando em uma queima de combustível eficiente para emissões limpas e economia de combustível otimizada. Fabricado no Brasil e já disponível em toda a América Latina, o equipamento traz inovações lideradas pelo time de engenharia do Brasil em parceria com EUA e China.
De acordo com David Sato, supervisor de Marketing de Produto da Cummins Power Generation para América Latina, “estamos aprimorando as nossas tecnologias para aplicação em grupos geradores, usando o know how e as inovações já existentes em nossos motores utilizados em outros setores, como automotivo, marítimo, agrícola, etc. Ao alinhar as tecnologias, nosso objetivo é prover uma melhor performance para o novo produto”.
A atualização do sistema de combustível para Extra High Pressure Injection, que atende à norma e emissões Stage II, trouxe melhorias significativas ao novo grupo gerador da Cummins, como alta performance com tecnologia para atendimento aos mais elevados padrões e normas de emissões, redução de consumo de combustível, otimização do sistema de arrefecimento, além de alto desempenho em elevadas altitudes (menor curva de despotenciamento).
Disponível nas versões de 50hz e 60hz, o novo grupo gerador QSX15 XPI traz motor de 15 litros e potência de 755 bhp (60Hz) e 645 bhp (50Hz). A equipe de engenharia da Cummins ainda adotou nesta versão um novo filtro de combustível primário para aumentar a proteção do motor.
“Nem mesmo o cenário de pandemia freou os nossos esforços em colocar no mercado um novo produto. Também inserimos um novo chassi, novos atenuadores de ruído e novo silencioso para os modelos carenados. Todas essas evoluções foram dedicadas para atender com a excelência Cummins o mercado de energia de toda a América Latina”, completa Sato.