A implementação de soluções avançadas e eficientes no Centro de Distribuição (CD) da Amanco Wavin – marca comercial da Wavin para tubos e conexões, – em Joinville (SC) faz parte da busca contínua da empresa em mecanizar atividades com o apoio da tecnologia, associando os valores de gestão da qualidade, saúde ocupacional e segurança de seus colaboradores à maior acurácia e produtividade. Para isso, foi escolhido coletor de dados por comando de voz, conhecido internacionalmente como voice picking, da Seal Sistemas. Entre os ganhos, a área de operações logísticas da Amanco Wavin registrou aumento de 25% de produtividade por colaborador. Também houve redução de duas horas no tempo necessário para concluir as tarefas diárias de separação.
Constituído basicamente por um terminal portátil, um headset e uma integração do sistema de gerenciamento logístico (WMS), é utilizado pela companhia com o software de logística Kairos. Desenvolvido e implementado pela Seal, a solução aprimora a produtividade dentro do galpão logístico ao “conversar” – literalmente – com o operador. Usando palavras simples, como “Ok”, o funcionário precisa apenas responder aos comandos dados por uma voz eletrônica, confirmando se estão ou não em conformidade com o objeto a ser separado.
Com todos esses recursos, a tecnologia mantém livres as mãos e os olhos do colaborador, direcionando-os totalmente para os itens que precisam ser movimentados, eliminando a necessidade de digitar e conferir informações, o que diminui erros.
A flexibilidade da solução de voz da Seal ainda permite que os equipamentos envolvidos sejam compartilhados por operadores que trabalham em diferentes turnos – à exceção do headset. A solução também se destaca pela robustez, devido a sua alta durabilidade, e pela segurança, devido a um recurso biométrico que identifica se a voz corresponde à do colaborador designado.
Mais agilidade no picking
Diante dessas vantagens, o time logístico da Amanco Wavin decidiu incorporar os coletores de dados por comando de voz ao seu dia a dia operacional. Já são 20 unidades do equipamento à disposição de metade dos colaboradores do CD, que sempre recorrem à solução para executar as operações de picking – separação dos produtos que ficam armazenados no local.
Se antes a manipulação dos itens no CD exigia quatro etapas (iniciar a operação, digitar, escanear o produto e finalizar a operação para o próximo item), atualmente o voice picking ajuda a reduzir esse processo pela metade. Basta que o operador vá direto ao local do produto indicado pelo equipamento e faça as verificações solicitadas pela voz eletrônica.
“Buscamos continuamente aprimorar nossos processos de forma segura, eficaz e inovadora. Com os coletores de dados por comando de voz e toda a implementação e o apoio oferecidos pela Seal Sistemas, ganhamos mais agilidade na separação dos nossos produtos e essa eficiência é percebida de forma positiva por nossos colaboradores, parceiros e consumidores”, diz Luiz Fernando Marangoni, gerente de Operações Logísticas no Brasil da Amanco Wavin.
O aumento de produtividade já começa a ser visto antes mesmo que o colaborador comece a movimentar os itens. Com a transição dos coletores manuais para a solução com comando de voz, o tempo médio de aprendizado para utilizar a tecnologia caiu de cinco dias para apenas seis horas, reduzindo em vinte vezes o prazo de treinamento e adaptação – inclusive para novos funcionários.
Houve ainda um importante ganho de escalabilidade, já que a maior produtividade proporcionada pelo voice picking dá à equipe a capacidade de absorver um aumento de até 30% sobre a demanda média. Isso ajuda a reduzir a necessidade de ampliar o time em períodos de pico no volume de itens que passam pelo galpão logístico.
Os ganhos operacionais já fazem o time da Amanco Wavin refletir sobre os próximos passos. Para o futuro, além do picking, há um plano para que a tecnologia passe a abranger também as atividades de inventário, que realizam a contagem das mercadorias que passam pelo CD. Por isso a Seal seguirá estendendo a sua parceria com a companhia, através de serviços já recorrentes de pós-venda, manutenção e suporte técnico.