Conectar a cadeia de indústrias automotivas do Brasil, desde fabricantes de equipamentos, máquinas e ferramentas, a todos os níveis da cadeia de suprimentos envolvendo tópicos relevantes do setor, incluindo comércio, política governamental, cadeia de suprimentos, qualidade, produtividade, força de trabalho e desenvolvimento econômico. realizando reuniões trimestrais, para uma discussão aprofundada sobre tendências e questões que afetam o setor em nível local e global. A essas metas do Conselho Temático Automotivo da ABIMAQ agregam-se aprimorar o diálogo e fortalecer a cooperação entre a cadeia de fornecimento do setor automotivo, gerando aos associados oportunidades de negócios e igualdade na competitividade internacional.
Suas ações são direcionadas a planejar e a implementar políticas, programas e estratégias para um processo de industrialização eficaz, competitivo e diversificado, liderado pelo setor privado brasileiro; e a transformar o Brasil em uma nação cuja cadeia de fornecimento no segmento automobilístico, seja moderna, sustentável e competitiva com mercados internacionais.
Para isso, conta com quatro grupos de trabalho, segmentados por fluxos de trabalho e formados por membros do Conselho e convidados. Os grupos são:
Driving Success – tem como objetivo, traçar a melhor estratégia de crescimento e sustentabilidade da nacionalização de componentes, ferramentas e serviços, no setor automotivo do Brasil.
Technology Group – voltado a evidênciar e fornecer aos associados, oportunidades provindas de investimento em pesquisa e desenvolvimento da cadeia automotivo do Brasil, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma base de engenharia, suprimentos e ampliar a fabricação no Brasil. Como no momento prioriza P&D, está sub-divididos em Tecnologia Futura; Tecnologia de manufatura; Mobilidade Inteligente; e Veículos Elétricos.
Supply chain – visa a criar um consenso sobre os desafios enfrentados pelas empresas da cadeia de suprimentos automotiva do Brasil e realizar várias ações direcionadas para melhorar a competitividade e a capacidade de curto, médio e longo prazo da cadeia de suprimentos automotiva do Brasil.
Business Environment and Skills – trabalha para aumentar o fornecimento de componentes nacionais para a cadeia das indústrias automotivas Brasileiras, proporcionando as empresas associadas, igualdade na Competitividade internacional.