A pandemia de Covid-19 continua afetando milhares de brasileiros e demandando suporte tanto na área de saúde quanto no combate à fome. A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, está promovendo uma série de ações solidárias para contribuir com o enfrentamento ao coronavírus na cidade de Sorocaba, onde estão instaladas suas fábricas.
Entre as ações realizadas está a doação de dois respiradores mecânicos para o Hospital Santa Lucinda, destinados aos leitos de UTI do SUS (Sistema Único de Saúde). Outra ação em curso é o auxílio ao Hospital Santa Casa de Misericórdia por meio do envio de suprimentos médicos como luvas, toucas, aventais e máscaras. Além disso, uma das plantas da Schaeffler na China está produzindo máscaras PFF2 em larga escala e o grupo está mandando cerca de 250 mil unidades para a Schaeffler Brasil distribuir aos hospitais de Sorocaba.
A empresa também irá apoiar a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo, na Zona Oeste da cidade. Os consertos previstos incluem reposição da instalação elétrica, substituição de vidros, reparos no telhado, pintura, reparos em trincas e infiltrações, reposição dos portões de lixo hospitalar e retirada de pisos. A unidade conta, atualmente, com nove consultórios e atende mais de 47 mil pacientes cadastrados.
Ainda na missão de ajudar quem foi afetado pela pandemia, a Schaeffler lançou uma campanha interna para arrecadar 10 toneladas de alimentos até o fim de maio e destiná-los ao Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba. Os colaboradores podem levar suas contribuições à empresa e ação será ainda mais intensificada durante o drive-thru de vacinação do H1N1 para empregados e dependentes, que ocorre nos fins de semana de maio. Após reunidas e contabilizadas as doações, a Schaeffler irá completar o necessário para atingir a meta de 10 mil quilos.
“Com essas ações, reconhecemos nossa responsabilidade com a comunidade na qual estamos inseridos e contribuímos com o combate à pandemia e aos efeitos dela na população. Esperamos que as doações e as campanhas da Schaeffler possam levar esperança para a população e conscientizar sobre a necessidade de continuar a se proteger contra a doença”, afirma Marcos Antonio Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul.
Cuidados constantes com os colaboradores e a sociedade
Desde o início da pandemia a Schaeffler tem adotado medidas para preservar seus colaboradores e atravessar essa fase da maneira mais segura possível. Tendo como prioridade a saúde de todos, ampliou a comunicação por meio do lançamento do aplicativo S+, em abril de 2020, como solução para manter a proximidade com os colaboradores mesmo em tempos de distanciamento e orientar sobre os cuidados adotados pela empresa.
As campanhas internas ao longo do ano também visaram conscientizar sobre os riscos da Covid-19 e as melhores formas de se proteger, assim como o Programa Momento Saúde, lançado no início de 2021, que convida todos os colaboradores a participarem de encontros mensais com a médica do trabalho para diálogos sobre temas de saúde e qualidade de vida.
Nas próximas semanas, os ônibus da frota de colaboradores da Schaeffler ganham nova adesivação com a campanha de comunicação, “Mostre que você se importa”, trazendo mensagens de prevenção para conscientização dos colaboradores e de toda a comunidade local.