Desenvolver, fabricar e comercializar instrumentos de medição para pressão, temperatura, nível, vazão, força e densidade de gás SF6, além de atuar na calibração de instrumentos, desenvolvendo e fornecendo equipamentos e prestando serviços de recalibração, reparos e instalação, são atividades desenvolvidas pela Wika ao longo de 75 anos de existência.
Instalada em território brasileiro desde 1981, mais especificamente em Iperó (SP), essa empresa global de origem alemã – que soma 44 subsidiárias – produz instrumentos de medição de pressão, temperatura, nível e vazão. Esta unidade, comenta Ricardo Salgado Moura, diretor Geral e Head para a América Latina, funciona como hub para a América Latina, apoiando com produtos e serviços suas subsidiárias no México, Colômbia, Argentina e Chile”.
Investir fortemente no desenvolvimento de soluções para a Indústria 4.0 vem sendo um trabalho incessante do grupo. Agrega a isso, a participação, como um dos membros fundadores, na LoRa Alliance, uma das maiores associações globais de tecnologia aberta e sem fins lucrativos, que visa a desenvolver e promover a tecnologia LoRaWAN e respectivo ecossistema de IIOT para o mundo, com uma comunicação sem fio de longa distância e baixo consumo de energia.
Essa parceria, frisa Moura, favoreceu o desenvolvimento de diversos produtos, tais como manômetros com capacidade de transmissão de sinais integrada, sensores com transmissão via rede de comunicação, soluções completas para a proteção de subestações, que incluem sensores de umidade e densidade do gás SF6, rede de comunicação, quadro de telemetria e plataforma digital para o monitoramento e gestão da qualidade do gás.
Esta matéria estará na próxima edição da Revista Máquinas & Equipamentos que será lançada em breve! Leia aqui as edições anteriores.