Feira voltada à apresentação de inovadoras tecnologias de produção, a Emo Milano 2021 foi realizada de 4 a 9 de outubro de 2021, no Centro de Exposições do Fieramilano Rho, em Milão, na Itália. A despeito das limitações de mobilidade ainda vigentes, a Emo Milano confirmou uma vez mais sua vocação internacional, com 60% dos expositores e 30% do total de visitantes oriundos de outros países.
Nas palavras de Luigi Galdabini, Comissário Geral da Emo Milano 2021, “os números da feira confirmam a dimensão do evento, considerado hoje como uma referência global para a indústria mundial de fabricantes de máquinas operatrizes, robôs e automação”.
A Emo Milano 2021 aconteceu em formato presencial, em “um momento histórico particularmente complexo, com a emergência sanitária ainda em fase de arrefecimento”, de acordo com Galdabini, “mostrou sua relevância, atraindo a Milão todos os operadores que tinham passe livre para deslocamentos a partir de seus países de origem. Mas a participação dos operadores – não somente da Europa – mostra também a atratividade da Itália, marcadamente reconhecida como um dos mercados mais interessantes e promissores, além de sua posição de liderança produtiva no setor”.
No total, foram mais de 60 mil visitantes de 91 países, que tomaram contato com ampla oferta da exposição, representando todos os segmentos que compõem o setor e traduzem a produção de mais de 700 empresas instaladas nos 100 mil metros quadrados de área expositiva total, segmentada em 6 pavilhões completamente estruturados para o evento.
“Diversos expositores exprimiram sua plena satisfação com os resultados obtidos nestes seis dias de evento”, comentou Alfredo Mariotti, diretor do evento, informando também que “os visitantes qualificados e altamente motivados e a organização pontual da exposição em seus pormenores, sobretudo aqueles ligados à segurança, estão entre aspectos mais elogiados tanto pelas empresas habitués das feiras de processamento de metais, quanto por aquelas que não contavam com uma experiência anterior sólida em participações”.
Além de registrar o interesse do público-alvo, a Emo Milano 2021 contou com a presença de aproximadamente 400 jornalistas credenciados, 40% deles estrangeiros, e também foi ponto de encontro de estudantes: 1.300 jovens, entre alunos de institutos técnicos, universidades e ITS (Institutos Técnicos Superiores) que visitaram a feira acompanhados de seus respectivos professores. Destes, 450 puderam usufruir de visitas guiadas sob a responsabilidade de um tutor designado pela Ucimu-Sistemi Per Produrre.
Presença estrangeira
“O trabalho desenvolvido pelo EMOteam” – concluiu Mariotti – “passou pelo crivo dos operadores italianos e estrangeiros que não deixaram de exprimir sua satisfação, inclusive através de sua comunicação social, confirmando assim o clima de confiança que caracteriza o setor e que acabou consagrando a Emo Milano 2021 como um evento que inaugura uma nova era pós-pandemia”.
Entre os visitantes estrangeiros presentes no evento, foram mais de 30 operadores estrangeiros qualificados em missões organizadas pela Ucimu-Sistemi Per Produrre em colaboração com o Maeci e ICE-Agenzia, aos quais se juntaram mais 30 operadores da delegação autônoma proveniente da Turquia. A atividade de matching organizada pela Ucimu-Sistemi Per Produrre confirmou seu protagonismo com 1.200 encontros realizados nos estandes dos expositores que aderiram à iniciativa.
Representatividade
Listado entre os mais importantes eventos da União Europeia para o mercado industrial, a Emo Milano é referência para todos que desejam manter-se atualizado sobre as tendências que caracterizarão as fábricas do futuro, assim como um ambiente ideal para fazer negócios e referência para os usuários de máquinas, operadores de grande parte dos mais importantes setores industriais, incluindo automotivo, energia, aeroespacial, mecânica, médica e farmacêutica.
Promovida pela Cecimo, associação europeia das indústrias de máquinas operatrizes, e organizada pelos departamentos operacionais da Ucimu-Sistemi Per Produrre, associação italiana dos construtores de máquinas operatrizes, robôs e automação, a Emo Milano já tem a data para a próxima edição: outubro de 2027.
Novidades
Paralelamente à oferta de tecnologia, a Emo Milano 2021 apresentou diversas iniciativas correlacionadas, tais como EMO Digital, área expositiva dedicada às tecnologias digitais; EMO Additive Manufacturing, dedicada a um dos setores mais promissores da produção manufatureira; e EMO Start-Up, que ofereceu uma visão abrangente sobre as novas empresas comprometidas com o desenvolvimento de produtos e projetos relacionados a sistemas de produção e de processamento de metais.
Destaque na Emo Milano 2021 foi a Speakers Corner, arena instalada no Pavilhão 5, palco de mais de 80 palestras sob a orientação de expositores e organizadores e de 20 encontros na área Emo Additive, promovida pela Aita – Associação Italiana de Manufatura Aditiva.
Os encontros contaram com mais de 2 mil participantes. A estes números, somam-se ainda os cerca de 3 mil participantes conectados de maneira remota (média diária de 500 participantes) que, durante os seis dias da feira, puderam acompanhar os eventos graças ao serviço de live streaming.
Evento digital
Realizado em formato presencial, a Emo Milano 2021 também teve ações em formato virtual, como o site do evento, catálogo da feira e redes sociais. Também nessas ferramentas foi expressivo o interesse suscitado pela feira.
O site emomilano.com, por exemplo, registrou mais de 800 mil visualizações, principalmente de países como Itália, Alemanha e Suíça, seguidos pelos Estados Unidos, França, Espanha e Japão.
O Smart Catalog – catálogo oficial da feira, acessado principalmente por smartphones – somou mais de 600 mil visualizações.
Houve ainda forte crescimento da rede social da Emo Milano, que passou de 2.770 usuários, em 2015, para mais 9.440 seguidores no dia 10 de outubro de 2021.
Entre todos os perfis do evento – Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn – o LinkedIn foi a rede com maior número de usuários que interagiram com as atividades. No período de 13 de setembro a 10 de outubro de 2021, foram mais de 23 mil visualizações da página (+809%), cerca de 7.500 usuários responsáveis por 330 mil visualizações das publicações postadas no perfil oficial do evento.
Esta matéria estará na próxima edição da Revista Máquinas & Equipamentos que será lançada em breve! Leia aqui as edições anteriores.