A Eletrobras Furnas inaugurou, em 8 de dezembro de 2021, sua planta de estudos de geração de hidrogênio verde, na Usina Hidrelétrica de Itumbiara (MG/GO).
O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), objetiva testar o armazenamento de energias sazonais e intermitentes e sua inserção no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Com o título “Desenvolvimento de Sinergia entre as fontes hidrelétrica e solar com armazenamento de energias sazonais e intermitentes em sistemas de hidrogênio e eletroquímico – SHSBH2”, representa investimento de aproximadamente R$ 45 milhões. A Eletrobras Furnas contou com a parceria das empresas Base-Energia Sustentável e PV Solar e com o apoio da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de Campinas (Unicamp), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (Senai-GO), Universidade de Bradenburgo (Alemanha) e do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL).
Esta matéria estará na próxima edição da Revista Máquinas & Equipamentos que será lançada em breve! Leia aqui as edições anteriores