Para marcar o 75º aniversário da Schaeffler, a Schaeffler AG e a IHO Holding estão criando a Fundação Schaeffler em um esforço para enfatizar a responsabilidade social do Grupo Schaeffler e seus acionistas familiares. A Fundação Schaeffler receberá um capital de fundação inicial de 3 milhões de euros, que será estabelecido em partes iguais pela Schaeffler AG e IHO Holding. Esse capital será aumentado a cada ano por meio de doações adicionais, em combinação com a incorporação simultânea de atividades existentes, como a Fundação Schaeffler FAG. A Fundação estará ativa em todo o mundo e se concentrará principalmente em três áreas de foco: Clima e Proteção Ambiental; Pesquisa e Ciência; e Educação, Qualificação e Igualdade de Oportunidades.
Das comemorações também fizeram parte o livro intitulado “Schaeffler. A biography of a family and their company”, do historiador alemão, Prof. Dr. Gregor Schöllgen, e um site que mostra não só a história, mas também as pessoas e as inovações tecnológicas que elas representam, com base em pesquisas realizadas pelo mesmo histriador (www.schaeffler.com/history)
Com o Roadmap 2025, o Grupo Schaeffler posicionou-se claramente de forma estratégica visando o futuro, a fim de permanecer o parceiro de tecnologia preferencial de seus clientes no futuro. A sustentabilidade e a digitalização estão no centro deste Roadmap, apoiadas por cinco áreas de foco em torno de tópicos como unidades de eficiência de CO2 e energias renováveis.
“Enquanto houver movimento, haverá Schaeffler. Na Schaeffler, inovação, qualidade, compreensão dos sistemas e excelência na fabricação se combinam para formar um comum e uma força. Com essa força e o DNA de uma empresa familiar, estamos perfeitamente equipados para o futuro”, afirma Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.
A empresa, tida como uma das maiores histórias de sucesso “Feita na Alemanha”, é fornecedora global automotiva e industrial. Fundada pelos irmãos Wilhelm Schaeffler e Georg Schaeffler como Industrie GmbH em Herzogenaurach, em 1946, hoje a empresa emprega mais de 83.900 funcionários em cerca de 200 localidades, em mais de 50 países. Três empresas originalmente independentes –LuK, INA e FAG – cresceram juntas para formar uma líder global em tecnologia com o DNA de uma empresa familiar. Assim, a Schaeffler comemorou 75 anos de progresso, inovação tecológica e sucesso econômico com uma cerimônia virtual de aniversário para todos os seus funcionários, bem como para convidados selecionados da indústria e do governo.
Sucesso baseado em espírito de pioneirismo, inovações e aquisições estratégicas
De 1950 em diante, a rápida ascensão da empresa foi possibilitada pelo rolamento de agulhas guiado por gaiola, uma invenção de Georg Schaeffler, que revolucionou o movimento e a mobilidade nos setores automotivo e industrial. Naquele ano, ele solicitou uma patente para sua ideia: No conjunto de gaiola e rolo de agulhas, os elementos rolantes são guiados com eixos paralelos. No decorrer de 1950, a etapa do protótipo ao rolamento pronto para a produção em série foi realizada com sucesso. Os rolamentos de agulhas são usados no setor automotivo, mas também na engenharia mecânica em geral e na construção de caixas de engrenagens. Na mobilidade elétrica, os rolamentos de agulhas são indispensáveis para o funcionamento de inúmeras transmissões eletrificadas.
Esta invenção lançou a base para o sucesso global contínuo da empresa. Em 1965, os irmãos Schaeffler decidiram investir na LuK Lamellen und Kupplungsbau GmbH em Bühl (Baden), onde a divisão Automotive Technologiesagora está sediada. A empresa tornou-se líder em tecnologia com produtos inovadores, como a embreagem com mola diafragma, volante de massa dupla e uma variedade de componentes de motor. Desde 1999, a LuK é uma entidade de propriedade integral da Schaeffler.
Em 2001, a Schaeffler adquiriu a FAG Kugelfischer Georg Schäfer AG em Schweinfurt, tornando a Schaeffler a segunda maior fabricante mundial de rolamentos. O sucesso do IPO da Schaeffler AG ocorreu em 2015. Hoje, as três marcas de produtos IN, UK e FOG estão unidas sob a marca corporativa Schaeffler.
“O espírito pioneiro da Schaeffler sempre foi crucial para o sucesso da empresa. Mesmo em suas fases desafiadoras, a empresa tem demonstrado um alto nível de resiliência e uma vontade constante de ver mudanças profundas como uma oportunidade. Como acionistas, estamos cientes de que este sucesso, ao longo de várias décadas, é impulsionado principalmente por nossos funcionários comprometidos em todo o mundo, bem como por nossos clientes e fornecedores”, explica Georg F. W. Schaeffler, Acionista Familiar e Presidente do Conselho Fiscal da Schaeffler AG.