Reduzir o lead time entre o momento em que o consumidor faz o pedido e a entrega do produto é uma prática perseguida por empresas de diferentes setores. Mas esse diferencial competitivo não se resume, apenas, ao segmento B2C. A OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, responsável pela manutenção e fabricação de aeronaves, buscou na parceria com a Atech uma forma de automatizar a gestão da logística interna e conseguiu reduzir o tempo gasto entre a solicitação e a entrega de mercadorias, de um dia e meio para apenas três horas.
Para chegar nesse resultado, a plataforma OKTO, da Atech, trouxe confiabilidade e agilidade no monitoramento da operação da OGMA nos seus mais de 60 pontos de transporte por meio da integração da plataforma com os dispositivos móveis utilizados pelos motoristas. Antes da implementação, o controle da movimentação das mercadorias era confirmado em massa no sistema informático e por uma empresa terceirizada, que não tinha visibilidade do processo.
“O desafio era ter o controle da movimentação dos produtos e informações confiáveis da operação”, disse Pedro Moreira, supervisor de Logística da OGMA. Em alguns casos, o relatório apontava a entrega de um determinado item em um ponto, mas foi recebido em outro.
Com uma gestão automatizada, a OGMA passou a ter maior visibilidade e rastreabilidade de todo o processo, bem como gestão de eventos de não conformidade. A plataforma OKTO oferece um controle da operação com dados precisos para a melhor tomada de decisão dos gestores. “A solução OKTO garante segurança na entrega das mercadorias, com veracidade das informações, em menos tempo e sem falhas no processo”, ressalta Moreira.
“A nossa plataforma foi desenvolvida para atender à demanda de empresas de diversos setores com uma solução dinâmica, capaz de operar em nível global, gerindo ativos de maneira eficiente e confiável”, explica Jefferson Castro, Gerente Executivo e Head da Unidade B2B da Atech. “Para a OGMA, promovemos a otimização do processo logístico interno da empresa para garantir eficiência operacional e melhores resultados”, disse.
Baseado em um forte relacionamento, as empresas construíram uma sólida parceria voltada para inovação e eficiência operacional, com objetivo de atender as necessidades de negócios no presente e para projetos estratégicos futuros.