Voltado a facilitar o dia a dia do produtor rural, o mais novo equipamento fabricado pela Granfinale Sistemas Agrícolas impõe velocidade a todo o processo de pós-colheita, sendo especialmente indicado para cooperativas, cerealistas e produtores que trabalham com grandes volumes de grãos.
Batizado de Rotaer, classifica grãos e frutos e conta com duplo sistema de pré-limpeza e limpeza (a tarara e o cilindro rotativo com peneiras de troca fácil e rápida), que pode ser usado de forma individual ou em conjunto, dependendo da quantidade e dos tipos de impurezas. O fluxo de grãos é absolutamente preciso e, independentemente da quantidade, é acessado por uma abertura controlada por sensores, que dispensa operador para fazer quaisquer ajustes. Já a remoção de impurezas é por um sistema que controla a espessura e a uniformidade da cortina dos grãos.
Prático, robusto e silencioso, entre outros benefícios e características, consome pouca energia porque não utiliza sistemas vibratórios ou oscilatórios que necessitam de grandes motores; pode ser operado em modo manual ou totalmente automatizado, com controle total sobre todo o processo; é passível de ser acionado por controle remoto, via internet ou celular, através de um aplicativo; e está disponível em versões para 150, 250 e 300 toneladas/hora.
A ausência de vibração também protege o Rotaer e seus componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos, além de permitir que a construção civil seja simples e econômica.
Esta matéria estará presente na próxima edição da revista Máquinas & Equipamentos. Confira aqui as edições anteriores.