Otimismo com resultados na Feimec: balanço da participação de multinacional alemã

A multinacional alemã, Pilz do Brasil ficou bem satisfeita com a participação da empresa na Feimec 2022. Não sabíamos como seria uma feira pós-pandemia, era tudo muito incerto. Porém, tivemos uma grata surpresa já que muitas pessoas visitaram a exposição e também o estande da Pilz. Através de conversas com nossos clientes, sentimos que o mercado está aquecendo novamente. Também ficamos muito felizes com o número de pessoas interessadas em saber mais sobre segurança de máquinas”, afirma Gabriela dos Santos, gerente de Marketing Latam.

A Pilz do Brasil aproveitou para lançar na feira o relé myPNOZ, considerado um marco da automação de segurança. Especialmente desenvolvido para era da digitalização, o mais novo produto da família de relés da Pilz é o primeiro do mundo a ser produzido para atender às necessidades do usuário, de forma individual e personalizada. É ideal para aplicações de segurança em áreas de complexidade simples a média, com duas a dezesseis funções seguras de entrada, sem a necessidade do uso de software de engenharia na aplicação.

O relé myPNOZ monitora botões de emergência, sistemas de portas de segurança, cortinas de luz, entre outros. Desta forma, o cliente pode definir as funções de segurança necessárias através do myPNOZ creator e receber o relé de segurança myPNOZ personalizado que atenda sua necessidade.

Outro produto em exposição na feira é o PSENradar, moderno sensor de radar para monitoramento seguro nos mais desafiadores ambientes industriais, como no processamento de madeira, de minerais e aço, bem como na indústria pesada e nas áreas de transporte e logística e, inclusive, aplicações robóticas. O sistema pode ser integrado junto com o mini controlador configurável e seguro PNOZmulti 2, oferecendo uma solução de serviço completa desde a apreciação de risco, integração de sistemas até a avaliação de conformidade para o monitoramento de áreas de proteção em condições de uso rigorosas.

No estande da Pilz do Brasil também foi apresentada a PSENmlocksistema de porta de segurança com reset automático e que acaba de ganhar nova configuração. Flexível, robusto e compacto, o PSENmlock oferece travamento e bloqueio seguro, a fim de proteger pessoas e processos até a categoria de segurança máxima PL e. Trata-se de um sistema que possui parada imediata, sendo muito aplicado no setor metalmecânico e ideal para uso em máquinas com alto grau de periculosidade, assim como facas giratórias e células robotizadas.

Os visitantes da Feimec 2022 também puderam ver expostos no estande da empresa as cortinas de luz de segurança, PSENopt II, que permitem a intervenção segura no processo de produção e protegem dedos, mãos e corpo; o botão de parada de emergência,PITestop active, que atende as normas internacionais EN ISO 13850 e IEC 60204 e sinalizam, pela iluminação, se estão ativos ou não; o PMIvisu, painel de visualização de alto desempenho. Trata-se de pacotes de solução pré-instalados e licenciados, compostos determinais de comando PMIcom o software de visualização PASvisu; e, na área de Security industrial, o Security Bridge Firewall protege as redes de automação industrial contra manipulação e acesso não autorizado.

Robô da Yaskawa – Ainda, no estande da Pilz do Brasil, o visitante pôde apreciar a demonstração do robô Yaskawa MHJ  e o scanner de segurança a laser PSENscan (monitoramento bidimensional da superfície com um ângulo de abertura de 275° e um alcance do campo de proteção de até 5,5m). Juntos, scanner e o pequeno robô industrial (capacidade de carga de até 2kg, amplamente, versátil, com amplos recursos) demonstram, na prática, como são monitoradas as áreas de segurança. O robô da Yaskawa foi programado e cedido para a exposição pelo I.A.R – Instituto Avançado de Robótica.