Embrapii: cerca de 50% dos projetos renderam pedidos de propriedade intelectual

Como instituição direcionada ao desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) está atenta ao tema. Em seis anos de operações, foram apoiados 35 projetos na área de baterias, 18 deles já finalizados, que renderam 18 pedidos de propriedade intelectual.

Esses estudos somam R$ 44 milhões, sendo R$ 14 mi recursos da Embrapii, que, em média, garante 30% do valor do projeto em recursos não reembolsáveis, oferecendo acompanhamento do desenvolvimento dos projetos de inovação de sua rede de centros de pesquisas credenciados, que contam com infraestrutura de ponta e pesquisadores capacitados e experientes no desenvolvimento de PD&I.

A Embrapii também é uma coordenadora do Programa Rota 2030, iniciativa do governo federal para incentivar a inovação em toda a cadeia produtiva do setor automotivo. São 30 Unidades Embrapii que compõem a Rede de Inovação de Mobilidade e Logística, incluindo grupos de pesquisas na área de baterias.

A diversidade dos projetos desenvolvidos em parceria com a Embrapii quando o tema é bateria vai muito além dos equipamentos de movimentação de cargas, como empilhadeiras e veículos autônomos (robôs móveis) e pode ser resumida em cinco inciativas: Start Stop, Reciclagem, Nióbio, Automação de veículos e Eletropostos.

O projeto Start Stop – desenvolvido pela Unidade Embrapii Instituto Senai de Inovação (ISI) Eletroquímica e um consórcio de 11 empresas – objetiva adequar as baterias ao sistema veicular Start Stop, que desliga o motor toda vez que o condutor para o veículo e volta a ligar quando acelera.

A aplicação de óxido de nióbio em baterias de lítio em estado sólido para obtenção de produtos mais seguros e sustentáveis, aumentando a durabilidade e reduzindo o tempo de recarga de carros elétricos, vem sendo estudada pela CBMM e a Unidade Embrapii ISI Eletroquímica. A elevada capacidade de receber carga dos sistemas de frenagem dos carros, torna a solução muito competitiva também para os carros híbridos, reduzindo o consumo de combustível.

A criação de um método brasileiro de reciclagem de baterias de lítio (presentes em celulares, notebooks e tablets) é tema de pesquisa via técnica de hidro metalurgia, um processo em que a matéria-prima é dissolvida em soluções ácidas e, então, extrai-se a substância desejada. Esse método consome menos energia, gera menos emissões de carbono e possibilita maior recuperação de materiais.
Parceria entre a Unidade Embrapii CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) com a empresa Baterias Moura está levando ao desenvolvimento de uma solução tecnológica para otimizar a produção de baterias automotivas e estacionárias, tornando o processo mais eficaz e competitivo, via plataformas de Internet das Coisas (IoT), para monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Desse modo, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.

Eletropostos é um projeto 100% nacional focado no desenvolvimento de rede de abastecimento qualificada para atendimento de veículos totalmente elétricos, sob a responsabilidade da Unidade Embrapii – CPqD, em Campinas (SP), em parceria com a empresa PHB Eletrônica.