Ambiente contribui para desenvolvimento de empreendedores e gestores

“Existem coisas que não se consegue fazer sozinho”, resume Marcos Lichtblau – Founder & Advisor na Automatisa Laser Solutions, de São José (SC) – ao falar sobre as vantagens do associativismo e os benefícios, tais como melhorias no ambiente de negócios, negociação com governos, assuntos trabalhistas e internacionalização, entre outros.

Conselheiro na ABIMAQ, Lichtblau frisa que participar de uma entidade empresarial vai além da associação: “Esse é o começo, claro! Mas é necessário investimento de tempo, e mesmo de viagens, para poder assumir funções, tornar-se conhecido e ouvido. Desse modo, o potencial de construir algo relevante aumenta. Sem falar no necessário movimento de aproximar a Entidade das suas associadas, especialmente quando elas são de uma região distante da base”, recomenda.

Participando de diversas entidades empresariais, o Founder & Advisor da Automatisa, citando especificamente a ABIMAQ, fala sobre o crescimento que a Associação proporcionou, agradecendo “a confiança em nós depositada, e esperamos corresponder a esta confiança com ações que fortaleçam a Entidade e o Setor”.

A atuação conjunta dos membros de um determinado setor em instituições representativas também é ressaltada por Roberto Veiga, presidente do Conselho de Energia Eólica Onshore e Offshore. Para ele, mais do que contribuir para uma melhor seleção e priorização das necessidades daquele segmento visando à consolidação, de forma organizada e profissional, das demandas geradas, independentemente do ramo de atividade – comercial, produtivo, político e até religioso – é fundamental a presença efetiva junto à Entidade para que as necessidades de cada segmento possam ser trabalhadas institucionalmente.

“Para que as recomendações da Entidade cheguem àqueles com influência ou poder de decisão, faz-se necessário – e é um diferencial importante – a definição do meio e da organização pela qual o setor irá consolidar e encaminhar suas solicitações. A Abimaq tem uma estrutura organizacional que conta com profissionais gabaritados nos mais diversos setores e com a credibilidade necessária para consolidação, encaminhamento e acompanhamento das propostas e demandas das associadas”, garante Veiga.

À credibilidade, profissionalismo e abrangência política e institucional da Abimaq, Veiga agrega como benefício aos associados “desfrutar de um ambiente de negócios, entre os vários setores e empresas associadas, abrindo oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e negócios entre as empresas dos mais de 40 diferentes setores nos quais a ABIMAQ atua através das suas Câmaras Setoriais, Grupos de Trabalho e Conselhos de Mercado”.

Como consequência, o ambiente associativista também possibilita o contato com melhores práticas e, em ambientes como câmaras setoriais, as decisões são comuns e envolvem temas como tributação, matérias-primas, entre outros.