BGL: 63 anos ouvindo o cliente e cumprindo o que promete

Com clientes em mais de 20 países de todos os continentes, com destaque para Estados Unidos, Chile, Canadá e países europeus, a BGL é uma empresa 100% brasileira, instalada em Limeira (SP), que construiu uma história de liderança e pioneirismo no mercado de elementos de fixação para rolamentos industriais, como buchas para rolamentos, porcas de fixação, precisão e arruelas de trava, além de porcas hidráulicas, chaves de gancho, tubo de extensão e bomba hidráulica, em todo o território nacional.

Tecnologia e investimento em pesquisa e desenvolvimento são constantes desde o início, mas a isso soma-se preocupação com a comunidade e os funcionários. Warley Grotta Júnior, diretor da BGL, recorda que desde sempre, mas principalmente a partir de 1999, quando buscava sua certificação ISO 9001, a empresa investe em treinamento de sua equipe. “No decorrer dos anos, aumentamos a frequência e ampliamos o alcance, e os resultados são expressivos e recompensadores, pois trabalhadores mais capacitados contribuem de maneira efetiva na transformação da empresa ao longo dos anos”, comemora.

Outra preocupação permanente da BGL é relacionada ao meio ambiente. Entre as realizações está a participação na construção do Aterro Sanitário que beneficia a população na cidade até hoje. Além disso, em sua planta – desde os anos 70 instalada em uma área de 13 mil metros quadrados, numa das regiões, hoje em dia, mais nobres de Limeira –, a BGL conta com exaustores com filtro e lavador de gases, que tornam os fumos gerados na fundição inertes ao meio ambiente. Esse sistema, constata Grotta, é “bastante elogiado pela Cetesb devido à sua eficiência”.

A receita do diretor para a empresa se manter firme na liderança do mercado envolve ouvir o cliente e cumprir o que promete. “A BGL faz pesquisas de satisfação há décadas e ouve os clientes em absolutamente tudo. Mudamos muito ouvindo o que eles nos dizem que está errado ou precisa melhorar. Reclamação tem de ser agradecida, porque mostra que o cliente, que poderia simplesmente ir embora, está interessado em manter seu fornecedor. Se ele reclama, é porque vê que a empresa tem condições de corrigir e o atender”, argumenta, lembrando que, como consequência dessa postura, “hoje somos citados por muitos clientes como o melhor fornecedor que eles têm. E sabe o que a BGL faz? O básico, que é prometer e cumprir, além de respeitar seus parceiros, colaboradores e a comunidade”.

E para dar continuidade a essa história, em 2020, além de comemorar 63 anos, a BGL tem diversificado sua linha de produtos desenvolvendo novas linhas de peças para tratores e implementos agrícolas, assim como para carretas e trucks. A isso soma-se a adequação da empresa aos preceitos da Indústria 4.0 que, no entendimento do Grotta Jr., “têm modificado o jeito de produzir. A BGL aplica os modernos conceitos em todo o seu parque fabril com comunicação entre engenharia, máquina e ERP de forma integrada e online. Com isso, a capacidade de controle e gerenciamento do processo fabril faz com que a qualidade e as melhorias de processo sejam maximizadas”.