Bioplantas viabilizam descarbonização para o agronegócio brasileiro

A multinacional brasileira Tupy anuncia dois novos contratos de economia circular firmados com grandes produtores agropecuários para prover eletricidade limpa, combustível renovável e fertilizante organomineral, a partir dos dejetos e resíduos gerados nas propriedades. A solução, chamada de Bioplanta, carrega a força da marca MWM, adquirida pela Tupy no final de 2022.

Com a Primato, foi dado início à segunda fase do projeto, que passa a atender 27 cooperados, incluindo a granja da própria Primato, compreendendo um plantel de 65 mil suínos. Neste caso, o biometano gerado – correspondente ao consumo de diesel diário de 33 caminhões – será utilizado como combustível, inclusive para a geração de eletricidade, por meio de grupos geradores, equivalente a 760 MWh/mês. Adicionalmente, serão produzidas mais de 10 mil toneladas de fertilizante organomineral por ano, com formulação adequada às culturas da região, benefício que também será revertido à cadeia de proteína animal, devido à soja e ao milho a serem utilizados em fábricas de ração.

O outro contrato é com a Granja Rancho da Lua, de Divinópolis (MG), que conta com 500 mil aves de postura, e contempla o uso de resíduos da avicultura para geração de energia elétrica para a propriedade, assim como a comercialização para terceiros de fertilizante organomineral, decorrente deste processo.

Detentora do maior centro de desenvolvimento de motores e geradores movidos a biocombustíveis da América Latina, desde 2021, a Companhia conta com um time de profissionais dedicados a agronomia, biotecnologia, nutrição de solo e zootecnia, além de diversas parcerias técnicas com empresas, universidades e instituto de pesquisa, como Embrapa e Unesp.

No aspecto da sustentabilidade, as emissões evitadas com os outros três projetos de bioplantas em andamento totalizam cerca de 63 mil t/CO2 ao ano, equivalente a mais de 500 mil árvores, com reflexo direto no inventário de emissões das empresas parceiras, em seus escopos 1 e 2, e de seus clientes, no escopo 3, além da geração de empregos qualificados.