Equipamento calibra volume de bebida a ser envasada, com ganhos para indústria

A Gemü lançou tecnologia que permite calibrar máquinas de forma a oferecer a quantidade exata à gramatura informada na embalagem. Trata-se da da válvula da série PD (Plug & Diaphragm), cujo desvio máximo (a diferença entre quanto foi programado e quanto foi efetivamente envasado) é de 2 ml. Um equipamento tradicional, com válvula do modelo diafragma, poderia ter um desvio de até 10 ml.

“O conceito ‘plug’ traz maior repetibilidade e melhor desempenho. Com a válvula F40 ou F60 dessa tecnologia, o envasador consegue ter um sistema mais controlado e confiável. Com um envase mais preciso, ele sempre terá a mesma quantidade de líquido ao encher uma garrafa, ou seja, menos quantidade de bebida ou embalagens são desperdiçadas ou descartadas”, explica o gerente geral de vendas da área farmacêutica, alimentícia e de biotecnologia da Gemü do Brasil, Hans Paul Mösl.

Além disso, a vida útil do novo conjunto atuador/plug é de mais de 10 milhões de ciclos – medida equivalente à abertura e fechamento da válvula. Como forma de comparação, a durabilidade de atuadores industriais tradicionais é de apenas 3 a 4 milhões de ciclos. “A tecnologia Plug & Diaphragm permite ainda o menor tempo de parada de máquinas para manutenção – e é no momento de falha das válvulas que ocorrem as maiores perdas por vazamento, além do desperdício da parada com maior tempo de reparo”, esclarece Mösl.

A válvula F40, com tecnologia inédita Plug & Diaphragm, tem a substituição feita com uma simples troca do conjunto em cartucho do atuador e plug, sem o uso de ferramentas especiais. “As máquinas de envase podem assim operar com maior operacionalidade e menor tempo de manutenção, além do menor estresse e desperdício com manutenção. Resumindo, ela traz melhor performance geral e maior lucro”.