Impressão 3D: um negócio em comum entre HP e Flex

”A tecnologia Jet Fusion permite a impressão concomitante de peças diferentes com características mecânicas diferente, em cores diferentes, com condutividade diferentes, e em diversos materiais, reduzindo custo e facilitando evolução do design”.

Claudio Raupp, presidente da HP Brasil

Multi Jet Fusion é a tecnologia desenvolvida pela HP para marcar a entrada da empresa no mercado industrial de impressão 3D. A primeira máquina, adquirida pela Flex, é voltada à manufatura local; e a comercialização foi entregue à SKA.

Direcionada à produção em plástico, a tecnologia de impressão 3D Multi Jet Fusion da HP está sendo utilizada pela Flex para prototipagem e manufatura. A tecnologia tem capacidade de controlar as propriedades dos componentes em cada nível do voxel, permitindo o desenho e a produção de peças antes inconcebíveis e, no futuro, a meta é a produção de produtos com múltiplas propriedades físicas, como rigidez e flexibilidade variáveis, diversas cores e texturas, condutibilidade e comunicação elétricas.

Claudio Raupp, presidente da HP Brasil, dimensionando os gastos mundiais com impressão 3D na casa dos US$ 13,8 bilhões em 2019, comenta que, ao entrar nesse mercado, a HP vence algumas barreiras, como velocidade de impressão, otimização de custo, qualidade de peça com acabamento estético e resistência de material, e destaca: ”A tecnologia Jet Fusion permite a impressão concomitante de peças diferentes com características mecânicas diferente, em cores diferentes, com condutividade diferentes, e em diversos materiais, reduzindo custo e facilitando evolução do design”.

Confirmando Raupp, o vice-presidente da Flex, Leandro Santos, ressalta que “as companhias que não se mexerem rápida e objetivamente serão deixadas para trás, e é por isso que estamos empolgados por ampliar nossa atual parceria com a HP para trazer a próxima geração de tecnologias de impressão 3D para a América Latina. A solução corporativa de impressão 3D da HP é capaz de entregar peças físicas de qualidade superior com rapidez e eficiência de custo, o que dá à nossa companhia uma vantagem competitiva no futuro da manufatura digital”, finaliza Santos.