No Brasil há 50 anos, unidade local contribui para desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias

A Haver & Boecker iniciou suas operações no Brasil em 1974, marcando o início de sua presença no País e a primeira filial da empresa fora da sua nação de origem, a Alemanha. Fundada em 1887, pelos primos Carl Haver e Eduard Boecker, veio para o Brasil a princípio como um escritório de engenharia para ensacamento na cidade de São Paulo (SP) e no ano seguinte começou a fabricação das primeiras máquinas, sendo 10 peneiras vibratórias e 13 transportadores de correia.

Em 1977, é inaugurada a nova fábrica da H&B em Monte Mor (SP), em área de 130.000 m2 e, em 1978, entra em funcionamento a primeira Ensacadeira Rotativa na empresa de cal, Minercal. O ano de 1981 foi marcado pela fabricação da 100ª peneira vibratória. Em 1987, a Haver & Boecker transferiu todas as suas atividades no Brasil para Monte Mor, instalações que, em 2013, passaram por ampliação do prédio administrativo.

Ao longo desses anos a empresa ampliou o portfólio e colocou no mercado sistemas de ensacamento para indústrias, sobretudo cimenteiras (RotoSeal e MiniSeal, em 1998). A conquista da ISO 9001:2000 em 2004 favorece a expansão pelo território brasileiro, inicialmente para Pedro Leopoldo (MG), com principal foco em serviços e reforma de equipamentos para a indústria de mineração. Também inaugura sua fábrica de telas e revestimentos.

Em 2019, a empresa criou duas divisões de negócio: a Maschinenfabrik, responsável por ensacamento, paletização e estocagem, e a Niagara, focada no processamento mineral. O Centro de Tecnologia de Reforma de máquinas de processamento mineral em Parauapebas (PA) foi inaugurado em 2023, com a finalidade básica de atender a serviços de reforma de peneiras na região.

Como lembra Clayton Carvalho – diretor-geral da Divisão Niagara –, “em 2006, a peneira de número 1.200 é fornecida pelo departamento de mineração da H&B. Isso foi viabilizado pelo fato de a empresa sempre ter trabalhado – e segue nesse rumo – com foco no desenvolvimento de novas tecnologias, que se encaixem às necessidades do mercado, contribuindo para os clientes atingirem suas metas, elevando sua capacidade produtiva. Na área de mineração, podemos destacar o emprego de tecnologias com inteligência artificial, realidade virtual, machine learning e automação, assim como sistema de monitoramento remoto on-line para peneiras vibratórias, desenvolvido no Brasil”.

Empresa 100% familiar, a Haver & Boecker “vem contribuindo através da combinação de melhores processos, digitalização e informações em tempo hábil para a tomada de decisão, comprovando seu vínculo com as questões ligadas à indústria 4.0”, comenta Ronaldo de Souza – diretor-geral da Divisão Maschinenfbrik. Exemplificando, ele cita a utilização de softwares de altíssima tecnologia, “que garantem o desenvolvimento das tecnologias dos nossos equipamentos. O foco também se concentra na montagem interna dos nossos equipamentos, com processos e ferramentas avançadas, que, aliados a rígido processo de qualidade e testes, entregam um produto final confiável e diferenciado”.

A garantia dada pelos executivos para os próximos anos é que clientes e usuários certamente poderão esperar ainda muito mais avanços em futuro próximo, pois a filial brasileira trabalha em conjunto com a QUAT2RO (empresa do grupo na Alemanha) no desenvolvimento e no aprimoramento de tecnologias para o processamento mineral e para a divisão de armazenamento, manuseio, mistura, envase, ensacamento, paletização e carregamento.