Novos compressores isentos de óleo garantem risco zero de contaminação

Compressores de parafuso e scroll, isentos de óleo, com risco zero de contaminação para segmentos específicos de mercado – indústrias alimentícia, farmacêutica, de bebidas e petroquímica, unidades médico-hospitalares e odontológicas, entre outras áreas regulamentadas – são a novidade da Schulz, empresa líder de mercado especializada na fabricação de compressores de ar.

“Os novos equipamentos superam a classe 1 da norma da qualidade do ar comprimido ISO 8573-1”, garante Candido Schonarth – gerente Nacional de Vendas de Compressores de Parafuso –, comentando que nesses novos equipamentos há opção do tratamento completo do ar comprimido, com secadores e, filtros de ar integrados, afinal, “a pureza do ar comprimido é vital para garantir a segurança do processo produtivo, risco zero de contaminação e produtos finais 100% isentos de óleo”.

 “Uma vez que não descartam resíduos de óleo no ar e no condensado, dispensam o uso de sistema de retenção e de tratamento de resíduos”, alerta Nelson De Santi, engenheiro especialista em Desenvolvimento de Produto. Aos benefícios, ele acrescenta que a linha de compressores de parafuso isentos de óleo da Schulz conta com inversor de frequência, que permite ajustar a vazão de ar do compressor de acordo com a demanda, melhorando o desempenho, reduzindo o consumo de energia e tornando o processo mais eficiente” – resume De Santi –  a nova linha “produz ar 100% isento de óleo, oferece confiabilidade, segurança e menor custo de manutenção para indústrias com aplicações críticas que demandam risco zero de contaminação”.

Quanto ao compressor Scroll, é importante salientar que são fabricados no Brasil, o que possibilita a aquisição via Finame e cartão BNDES, lembra Schonarth, ao frisar que “a Schulz é uma das fabricantes de máquinas que mais têm itens cadastrados no Finame”.

Outros lançamentos

Em comum, os novos compressores scroll e isentos de óleo da Schulz apresentam uma nova interface inteligente para monitoramento e proteção do compressor, além do sistema Schulz Link de monitoramento IoT (opcional), que permite monitorar o compressor remotamente através da tecnologia 4G, acessando as informações da máquina em tempo real. A aplicação dessas tecnologias favorece notificação, comunicação e sinalização de alterações nos parâmetros do compressor de ar que levem a possíveis falhas, possibilitando intervenções mais rápidas e evitando paradas não programadas de produção.

Ainda no primeiro semestre do ano de 2022 a Schulz também ampliou sua linha de compressores rotativos de parafuso SRP5000 Flex com motor de imã permanente, que apresenta como diferencial o fato de ser inteligente, econômica e eficiente, reunindo o que há de mais avançado na tecnologia de compressores de parafuso, sendo a eficiência energética o principal diferencial do produto, pois permite reduzir em até 50% o consumo de energia, garante De Santi.

Outra novidade foi o lançamento da linha de compressores rotativos de parafuso SRP 4000 Flex Alta Pressão, desenvolvida especialmente para indústrias que utilizam máquinas de corte laser de fibra, “essa linha de compressores é a única do mercado com pressão de até 20 bar”, garante o engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Schulz, explicando que “o ar comprimido produzido por essas máquinas faz papel de gás auxiliar no processo de corte, tendo a vantagem de reduzir em até 70% no custo operacional do processo produtivo”.

Além dos novos compressores, a Schulz também inovou na venda de seus produtos, lançando no início deste ano seu novo portal de vendas B2C, o Compre Schulz  www.compreschulz.com.br). O novo portal conta com uma seleção de produtos industriais e é totalmente dedicado a empresas, com CNPJ ativo, e permite a estas consultarem e comprarem produtos diretamente da Schulz.

“Os resultados até aqui mostram que estamos no caminho certo e que a digitalização do modelo de negócio complementa o modelo atual, fazendo parte do processo evolutivo da empresa”, destaca Vanessa Bueno da Rocha – Gerente de Marketing da Schulz, salientando ainda que “essas iniciativas contribuem com o cumprimento da missão da Schulz: fornecer soluções completas de ar comprimido e aperfeiçoar continuamente suas linhas de produtos, sempre em sinergia com os preceitos da indústria 4.0”, reforça a gerente de Marketing.