Ringfeder Henfel: 40 anos de investimentos e liderança

De 1981 até hoje, de uma pequena e produtiva fundição de alumínio a uma das maiores referências nacionais no quesito transmissão de potência, a Henfel, nessas quatro décadas, construiu uma história sobre bases sólidas de pesquisa de produtos e investimentos permanentes em infraestrutura, métodos e processos e pessoal.

A integração, em 2015, ao grupo alemão Ringfeder Power Transmission GMBH devido à sinergia e a produtos complementares contribuiu para o sucesso dessa indústria. Investindo constantemente em novas tecnologias, evoluiu de fornecedora de peças fundidas e usinadas para a indústria agrícola a fabricante de acoplamentos hidrodinâmicos e elásticos HDFB, TNB, TNS e TNM; mancais para rolamentos; sistemas de frenagem; hidrovariadores; anéis de fixação e discos de contração, todos produtos direcionados aos setores siderúrgico, mineração, companhias portuárias, papeleiras, fertilizantes, açúcar e álcool, além de projetos especiais.

Os anos por vir – garante Carlos Raphael Rohrig, diretor da Ringfeder Henfel – serão focados “em sustentabilidade e ampliação da fábrica, redução de lead-time, assim como incorporação de tecnologias já utilizadas pelas unidades fabris do grupo. O desenvolvimento e retenção de talentos já consta no DNA da empresa e a competência intercultural será desenvolvida com afinco. Para os próximos anos enxergamos vastas oportunidades para a Ringfeder Henfel que, devido à sua rápida adaptação aos ciclos econômicos, mantém-se entre as líderes nos mercados OEM e MRO há 40 anos”.

Sempre sediada em Jaboticabal (SP), a empresa soma inúmeras conquistas nesse período, Como lembra Rohrig, já em 1984, amparada por novos equipamentos e melhorias na infraestrutura, a Henfel passa a produzir caixas para rolamentos em ligas de ferro fundido cinzento, nodular e aço carbono; em 1991, lançou a linha de acoplamentos hidrodinâmicos Henfluid, os primeiros projetados e fabricados no Brasil.

Com o crescimento do portfólio, o pátio fabril também se expandiu. “A certificação pela ISO 9001, em 2008, aconteceu em conjunto com a inauguração de uma planta de fundição e do departamento de service com o objetivo de, além de produtos novos, ofertar reparos em componentes de transmissão de potência”, recorda seu diretor.