Vivenciar a Indústria 4.0: objetivo do cluster

Cluster objetiva permitir que os visitantes da FEIMEC 2018 vivenciem as tecnologias no conceito da Manufatura Avançada

Nesse espaço, com área de 250 metros quadrados dentro da FEIMEC 2018, estão reunidas as empresas BirminD e Grupo Viceri (startups); Instituto Mauá de Tecnologia, Beckhoff e AMT; CPqD; Dassault Systèmes; IBM; PPI-Multitask; Schneider e Totvs. As tecnologias envolvem desde Comunicação Máquina à Máquina (M2M), IoT, realidade aumentada, realidade mista, realidade virtual, entre outras. Destaca-se, ainda, o patrocínio da Schuler.

Com o tema “Padrões de comunicação para manufatura inteligente”, o Instituto Mauá de Tecnologia, em parceria com a American Manufacture Technology (AMT) e a Beckhoff, irá demonstrar como uma empresa consegue visualizar e quantificar a produção de seu negócio de forma remota. A Instituição, em um monitor no cluster, apresentará os dados de um Centro de Torneamento em operação no IMT, com uma conexão direta com o chão de fábrica, via Internet. Nele, o visitante poderá observar o monitoramento do equipamento e, interativamente, obter informações sobre a operação, produção e manutenção (real e preditiva) da máquina.

O monitor também apresentará dashboards sobre a produção do centro de torneamento, oferecendo uma melhor compreensão das possibilidades que esta tecnologia permite, ou como esta ferramenta pode ser usada em conjunto com a Tecnologia da Informação e/ou Operações de Tecnologia. De um ERP, MES, área de planejamento, equipe de projeto até os sistemas de gerenciamento de chão de fábrica e equipamentos de operação, todos os aspectos da tecnologia de fabricação podem agora tornar-se integrados.

Já a Totvs trabalhará com a Carol, sua plataforma de Inteligência Artificial (IA), Dados e Machine Learning. Com ela, a companhia leva a IA para o dia a dia das empresas de manufatura, por meio de previsões, recomendações, interações via voz e texto em linguagem natural, além da sua capacidade de visão computacional para a identificação de pessoas, objetos e ações. Entre as soluções destacadas está o Diagnóstico de Vendas, que contribui para identificação, pelas empresas, dos possíveis churns (ou taxas de cancelamento) das suas operações, pois avalia os comportamentos de compras e financeiro dos clientes para apresentar quais estão em risco de deixar a carteira da empresa. Dessa forma, o gestor poderá entender quais variáveis estão impactando estes resultados e tomar ações preventivas para evitar essas perdas.

Demonstrar a aplicação na gestão de ativos e serviços, com foco na Indústria de Manufatura 4.0, de soluções integradas como o IBM Cloud e Watson IoT, é o objetivo da IBM. A BirminD, por sua vez, fará uma simulação de um processo industrial, no qual o visitante poderá sentir-se um operador de indústria e medir em tempo real os impactos financeiros causados pela operação. Além disso, será possível avaliar como a Inteligência Artificial pode auxiliar na detecção da causa raiz de perda de performance dentro do chão de fábrica.

Ao CPqD cabe apresentar sistema de monitoramento de temperatura e umidade, via sensoriamento remoto, implantado na fábrica de uma grande empresa do setor eletroeletrônico, que utiliza 14 sensores com comunicação wireless com um concentrador local, que envia os dados coletados para um servidor. Um mapa intuitivo permite a visualização dos sensores dentro da fábrica e sua realocação de forma fácil, em função das necessidades da empresa. Baseado em plataforma web, o sistema possibilita a obtenção de relatórios a partir de qualquer terminal remoto. Permite também o envio de alarmes para dispositivos móveis, com o uso de uma aplicação que transforma texto em fala (TTS, do inglês text to speech), alertando sobre ocorrências fora dos limites definidos.

Realidade mista é o foco da participação da Viceri no cluster. Fazendo uso dos óculos Hololens da Microsoft permite a visualização da linha de montagem através de hologramas junto com todo o mundo real. Em outras palavras, as pessoas, além de visualizar a linha de montagem com informações relevantes dos sensores das máquinas da linha, poderão tomar alguma decisão (no caso, simulada), como um comando para a máquina parar, um comando de voz para ela exibir alguma informação, ou outro comando para visualizar o holograma da linha em tamanho real, misturado com o mundo. Com isso, a empresa defende o uso de hologramas para diversas atividades, desde o monitoramento da produção, até uma operação remota usando IoT, assim como em treinamentos de máquinas pesadas, manutenção remota etc.

A PPI-Multitask irá apresentar a solução PC-Factory 4.0 composta pelo mesmo sistema MES embarcado no Demonstrador de Manufatura Avançada, ampliado com uma solução para construção e publicação de experiências de realidade aumentada. Para isso, no cluster publicará os dados de OEE (do inglês Overall Equipment Effectiveness, que significa cálculo de eficiência da planta e integração de sistemas) da linha 4.0 em dashboards e através de uma experiência com realidade aumentada em smartphones.

O novo software de realidade aumentada EcoStruxure Augmented Operator Advisor e o PowerTag, sensor de energia sem fio de pequenas dimensões, que monitora e mede correntes, tensões, potência, fator de potência e energia, e ainda permite maior disponibilidade de informações, oferecendo um melhor gerenciamento das cargas críticas, elevando a confiabilidade e eficiência das instalações elétricas, são soluções demonstradas pela Schneider Electric.
No campo da realidade virtual, a Dassault Systèmes, por exemplo, apresenta a realidade virtual através dos óculos HTC VIVE, criando um modelo virtual 3D idêntico ao da célula física de manufatura.

PAIXÃO POR AUTOMAÇÃO
Fundada em 1921, em Neuhausen – Alemanha, a Balluff, empresa familiar em sua 4ª geração, envolve o trabalho de 3.600 colaboradores em todo o mundo e representa uma tecnologia inovadora em sensoriamento, rastreabilidade e comunicação industrial, além de softwares para soluções integradas de sistemas.
Presente em mais de 68 países com plantas fabris e subsidiárias, a Balluff garante que seus clientes tenham pronta disponibilidade mundial de produtos e suporte técnico local. No Brasil há 35 anos, conta com mais de 150 colaboradores, alocados na sua unidade industrial em Vinhedo/SP e Regionais, integrando tecnologia, máquinas e pessoas para desenvolver as melhores soluções para a Indústria.

A Beckhoff desenvolve e comercializa sistemas de tecnologia em automação e está presente em mais de 75 países ao redor do mundo. No Brasil sua filial, em Santo André – SP, disponibiliza toda essa tecnologia para todos os segmentos através de sua ampla variedade de produtos em PCs Industriais, Painéis de Operação, sistemas de E/S abertos e flexíveis, tecnologia de acionamento, software de controle e a rede EtherCAT – Ethernet para o chão de fábrica determinística e de altíssimo desempenho. Conta ainda com um centro de treinamento, departamentos de suporte e service e mais 03 escritórios de vendas e suporte técnico, nas regiões do interior de São Paulo (Campinas), Santa Catarina (Joinville) e Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo).

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita de Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.
Acesse: www.furukawalatam.com
Possui 3 linhas de produtos, que cobrem toda a extensão da infraestrutura necessária para o tráfego de dados de Comunicação.
A Linha de cabeamento estruturado – FCS- Furukawa Cabling System, tem solução completa, óptica e em cobre, para o cabeamento de redes de comunicação. Destaca-se a Solução Laserway, totalmente Passiva (Passive Optica Network), baseada em fibra óptica.
A Linha FBS – Furukawa Broadband System, possui a parte de ativos e passivos para as redes externas (Central-Office, Rede de Transmissão, Redes de Acesso e de Distribuição)
A linha de Energia, é composta por cabos OPGW, OPDC, e FiberMesh.

O Instituto Mauá de Tecnologia, fundado em 11 de dezembro de 1961, é uma entidade de direito privado – associação sem fins lucrativos, dedicada ao ensino e à pesquisa, que tem como missão “Ser a primeira opção para os estudantes pela integração das áreas de conhecimento num ambiente de aprendizagem e de oportunidades profissionais, reconhecida pela excelência na preparação para a inovação e o mercado global.”
O Instituto mantém duas unidades:
O Centro de Pesquisas tem como objetivo estabelecer de forma estruturada o relacionamento entre a Academia e o Mercado, por meio da pesquisa aplicada e do desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços.
O Centro Universitário está instalado no Campus de São Caetano do Sul, numa área de 130.000 m², com mais de 100 laboratórios e uma das melhores infraestruturas de aprendizagem do País.
Na graduação são 09 cursos de Engenharia, além de Administração e Design. Na Pós-graduação são oferecidos cursos modulares, com mais de 30 opções em Atualizações, Aperfeiçoamentos e MBA´s/Especializações.

Fundada em 1967 na Itália, a Metal Work está presente em todos os continentes. No Brasil, tem sede no município de São Leopoldo (RS), onde desenvolve produtos customizados para a indústria brasileira e da América Latina. Em seu portfólio, constam mais de 15 mil referências. Entre as principais famílias de produtos, estão: cilindros pneumáticos, elétricos, lineares e rotativos; válvulas pneumáticas e eletro válvulas direcionais, de processo e áreas classificadas; válvulas para segurança em máquinas; elementos para manipulação, pinças, guias lineares; conexões de engate rápido; linha de filtros reguladores para tratamento do ar comprimido; sistemas montados em painéis; e estruturas de máquinas em alumínio, elementos para vácuo.

Na FEIMEC 2018 a SICK apresenta os sistemas de visão por câmeras, ‘Robot Guidance Systems’ responsáveis por guiar a operação dos robôs na localização das peças dentro do processo de produção.
Os sensores inteligentes SICK são fundamentais para a realidade da indústria 4.0, com destaque na conexão IO-LINK, tornando-os os melhores geradores de informações para transformar dados em soluções inovadoras e eficientes.
A gama de produtos e soluções para Indústria 4.0 também abrange a colaboração segura entre homem e robôs, a rastreabilidade dos produtos dentro e fora da cadeia produtiva e o controle de qualidade do que é fabricado.
Fundada em 1946 na Alemanha, a empresa é uma das líderes na fabricação e solução de sensores para automação nas fábricas, sistemas logísticos e processos, sendo referência no mercado para aumento da produtividade em operações, segurança das pessoas e prevenção de danos ambientais. Está no Brasil desde 1995 e ao longo da sua história alcançou presença mundial, contando com mais de 8 mil funcionários.
Para saber mais, acesse: www.sick.com.br

O futuro da indústria
Máquinas, processos e pessoas trabalhando de forma conectada e gerando informações em tempo real para tomada de decisões seguras e assertivas. Estamos no início de uma nova curva em S, que progredirá para sempre e mudará a maneira como fazemos e comercializamos nossos bens de consumo, permitindo uma nova era de produtividade. Novas tecnologias estão aí para transformar a manufatura, do protótipo à produção em escala.
As empresas que querem continuar competitivas estão buscando tecnologias digitais para alcançarem custos menores, melhor qualidade de produção, customização e menor tempo de entrega do produto ao cliente. Seja a empresa grande ou pequena.
A SKA acompanha essa evolução e conta com as tecnologias mais modernas de engenharia, que hoje compõe uma solução abrangente para a Indústria 4.0. Entre elas uma nova classe de impressoras 3D industriais de alta velocidade que imprimem em metal protótipos e peças de produção, além de soluções para coleta de dados e indicação de desempenho de produção em tempo real, gestão do ciclo de vida do produto para engenharias de CAD 3D que querem dar um próximo passo rumo ao PLM, entre outras.
Para mais, visite www.ska.com.br/guia4.0

A TOTVS é líder em desenvolvimento de software de gestão, plataforma e consultoria no Brasil e na América Latina.
No segmento de Manufatura, fornece soluções que atendem desde a captação digital do pedido até a geração automática da ordem de produção. Por meio da solução chamada TOTVS MES (Manufacturing Execution System), permite aos seus clientes gerenciar o processo de produção ao conectar e monitorar as atividades previstas para cada máquina, além de apresentar indicadores de performance em tempo real.
Oferecemos soluções de tecnologia capazes de apoiar nossos clientes em sua jornada de transformação digital, Independentemente do seu porte.
TOTVS. Simplificando o Mundo dos Negócios
www.totvs.com | 0800 709 8100