Multinacional brasileira de rodas forjadas em alumínio completa 10 anos de inovação

Sustentabilidade e a eficácia das atividades são os pilares que vêm norteando os 10 anos da história da Arcturus Company, empresa multinacional brasileira presente em países como Brasil, China e Estados Unidos, e que investe cada vez mais em inovação, tecnologia e serviço de pós-venda quando o assunto é rodas forjadas alumínio e aço para transportes comerciais. A Arcturus Company nasceu em 2012 com o propósito de revolucionar o transporte rodoviário de cargas e passageiros, ao oferecer produtos capazes de reduzir o impacto ambiental e ao mesmo tempo maximizar o lucro de seus usuários de forma simples.

Atualmente consolidada no mercado continental, com profissionais brasileiros aliado à tecnologia asiática, o número de clientes vem aumentando, não só por conta dos valores agregados dos produtos, mas também pelo cuidado e zelo para com os seus clientes. As razões para se tornar uma empresa de valor estão ligadas aos produtos projetados e desenvolvidos para atender as especificações e normas internacionais dos mais exigentes mercados do mundo, o que estabelece a presença cada vez mais relevante da empresa nas principais montadoras globais de Caminhões, Ônibus e Implementos Rodoviários e a sua governança.

A história desta primeira década baseou-se na criação de valor e propósito nas operações, no início da década de 2000, bem antes da empresa nascer, o empresário Eduardo Lacerda, com mais 30 anos de carreira, criou um negócio que seria capaz de enfrentar outros concorrentes no mercado de transporte comercial. Em janeiro de 2012, Eduardo utilizou-se do seu know-how e expertise conquistados durante décadas neste mercado para abrir sua própria empresa.

“Fizemos uma parceria com um grupo coreano, lançamos uma startup de marca de roda e logo começamos a colher os frutos deste projeto. Com o propósito de sempre observar as melhores oportunidades de mercado, e, em pouco tempo alcançamos resultados que permitiram o crescimento do negócio com geração de recursos próprio. Fui até a China para desenvolver novos fornecedores e produtos. A partir daí, mudamos a estratégia, indo em desencontro com aquele lema: ‘time que está ganhando, não se mexe’. Mexe sim”, enfatiza Eduardo Lacerda, CEO da Arcturus Company. “Criamos nossa própria marca, com objetivo contínuo de identificar vantagens e benefícios para agregar cada vez mais valor em nossos produtos”, completou.

Nasceu, portanto, a marca ALUFORGE, rodas forjadas de alumínio para transportes comerciais – caminhões, ônibus e implementos rodoviários. A decisão seria uma virada de chave para agregar valor no mercado, já que, a partir deste momento, a empresa começou a identificar as oportunidades relacionados a questão da sustentabilidade, uma palavra que surgiu na década de 1990 e que ainda era pouco conhecida na indústria, um pilar fundamental para estes 10 anos de história.

“Um dos propósitos da empresa é o lucro com responsabilidade social. Lançamos um produto que permitisse menores impactos ao meio ambiente, proporcionado por uma marca que começou a crescer de maneira estruturada e com responsabilidade socioambiental. Abrimos o mercado da América Latina, passamos a divulgar o produto e seus benefícios e vantagens, estruturamos uma rede de distribuição e reforçamos nossa posição no mercado brasileiro, com destaque no serviço de pós-venda, no qual compartilhamos nosso conhecimento para os nossos clientes”, destacou Eduardo.

As rodas forjadas de alumínio ALUFORGE e suas vantagens no mercado

A leveza do metal alumínio contribui para eliminar o peso morto dos veículos, permitindo o aumento da carga útil a ser transportada ou a economia de combustível, resultando na redução das emissões de gases poluentes. Dependendo da configuração do equipamento, é possível eliminar até uma tonelada do peso morto do equipamento. Já a dissipação de calor permite aumentar a vida útil dos rolamentos, lonas de freios, pneus entre outros componentes. Sua alta resistência a corrosão resulta na durabilidade do produto. Não gera faísca quando atritado, não pega fogo é infinitamente reciclável.

 O investimento nas rodas de aço e a diversificação dos negócios

A turbulência e volatilidade econômica no início desta década, fez com que a empresa adotasse medidas arrojadas para consolidar o negócio no curto, médio e longo prazo. A Arcturus Company optou por complementar a linha de produto com as rodas de aço, criando assim a SBR Wheels, que já nasceria focada também nas questões da sustentabilidade. Apesar de existir diferença significativas entre esses dois metais, um ponto comum importante é a reciclagem.

“Encontramos oportunidades interessantes nesse segmento, ainda não muito explorado. O aço é o metal mais reciclado no mundo além de ser utilizado em diversos materiais e produtos. Pode ser reciclado infinitas vezes, com custos menores e reduz o dispêndio de energia quando comparado na sua criação inicial”, disse Eduardo.

A tecnologia metalúrgica inovadora aplicada no desenvolvimento, associada a utilização de matérias primas com padrões diferenciados, garante a produção dos nossos produtos com propriedades de elevada resistência a corrosão, a erosão, mais robustas, leves e com maior durabilidade.

SBR & ALUFORGE: o melhor produto para transportes comerciais

Entre muitas missões que uma companhia se propõe a alcançar durante sua trajetória, conquistar a posição de líder em seu mercado de atuação é sem dúvida o objetivo mais desafiador e o mais desejado. E a missão é clara: fornecer soluções em Produtos e Serviços. “Identificamos neste período a ausência do conhecimento básico dos nossos produtos por parte dos nossos clientes. Passamos a ensinar e educar este público, pois a melhor maneiro de ganhar é deixar de perder. Nosso estudo mostra que 32% das perdas de rodas são devidas avaria acidental, 17% rodas recuperadas, 14% sucateadas por pressão inadequada e 37% por desconhecer os procedimentos de inspeção preventiva e segurança do produto”, frisou o CEO.

Os percalços pelo caminho e o cuidado com a sustentabilidade

Para conseguir consolidar sua posição de médio a longo prazo no mercado, a Arcturus Company superou os momentos difíceis no curto prazo. Seguindo a vocação de sempre inovar para cada vez mais agregar valor, a empresa desenvolveu a logística reversa, criou manuais de inspeção e segurança e promete muitas outras novidades no início da nova década.

“A Arcturus Company hoje faz lucro com responsabilidade social, é algo de valor, transferimos nossos conhecimentos para nossos clientes, transmitimos nosso entusiasmo para melhorar nossos serviços e contribuirmos com a sociedade, e assim ela reage positivamente. Todos contribuem, mesmo que indiretamente, para manter o planeta cada vez melhor”, destacou o CEO Eduardo Lacerda.

Suporte técnico exclusivo aos clientes

A empresa presta suporte técnico integral aos transportadores para que obtenham resultados de excelência na utilização de seus produtos, sempre buscando reduzir custos operacionais através de treinamento técnico e inspeções de segurança. Os produtos são reconhecidos mundialmente por seu desempenho, resistência e segurança. No Brasil, a Arcturus Company oferece hoje Conveniência, Soluções Customizadas Sustentáveis e uma Logística de Atendimento através da rede de distribuidores, que permite atender com presteza e pontualidade, clientes e usuários finais nas regiões onde a empresa está presente.

“Temos o compromisso de compartilhar com o setor de transportes de cargas e passageiros, conhecimento para obter a melhor performance dos nossos produtos e serviços com segurança. Orientar quanto a logística reversa, descarte correto de produtos fora de uso com responsabilidade social de preservar o meio ambiente”, finalizou o CEO Eduardo Lacerda.