A Dassault Systèmes nomeou o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) como o primeiro Centro de Excelência 3DEXPERIENCE Edu na América do Sul. Com a nomeação, o Instituto Mauá de Tecnologia está entre os dez primeiros centros a serem eleitos como membros do programa, sendo o primeiro fora da Europa, Ásia e América do Norte. Além do IMT, membros incluem organizações na França, Alemanha, Índia, México, Suíça e Estados Unidos, sempre caracterizadas por uma estreita colaboração com empregadores nas indústrias aeroespacial, automotiva, energia, eletrônica e ciências da vida.
Os Centros de Excelência 3DEXPERIENCE Edu da Dassault Systèmes fazem parte de um programa global que fornece a alunos, aprendizes, profissionais, negócios e governos uma rede de centros dedicados à aprendizagem experimental e contínua por meio da plataforma 3DEXPERIENCE que permite à força de trabalho atual e futura acelerar a transformação digital da indústria.
O programa visa a expandir as oportunidades de colaboração para que estudantes, professores, profissionais, empresas e governos trabalhem melhor em conjunto. O programa atende a uma necessidade global de preparar alunos e profissionais com conhecimento para prosperar em empregos emergentes e em rápida mudança em segmentos como a manufatura, saúde e ciências da vida, e infraestrutura e cidades, nos quais as tecnologias digitais estão convergindo para impactar todos os aspectos do negócio industrial – desde a concepção até a fabricação, operações e reciclagem.
Vale destacar que, para ser eleito como Centro de Excelência 3DEXPERIENCE Edu, a organização precisa ser equipada com uma ampla infraestrutura capaz de permitir que alunos, professores e profissionais tenham à disposição oportunidades de aprendizagem únicas, combinando mundos virtuais na plataforma 3DEXPERIENCE com maquinários de última geração e utilizados por empregadores. Os centros também devem ter cursos e currículos projetados em colaboração com empregadores locais e que sejam ensinados por meio de instrutores certificados pela plataforma. Dessa forma, estudantes, operadores, técnicos, engenheiros e inovadores podem impulsionar sua empregabilidade por meio do desenvolvimento de suas habilidades em processos de Gêmeos Virtuais (Virtual Twins), ciência dos materiais, manufatura baseada em dados e outras áreas, no contexto de funções de trabalho existentes ou futuras.