Estagiários mobilizam empresa para doação de sangue


Em agosto, os estagiários da AGCO, fabricante e distribuidora mundial de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão, prometem movimentar toda a empresa em uma campanha de doação de sangue. Os jovens convidaram colaboradores de todo o Brasil e esperam alcançar 60 litros de sangue. A campanha ocorre entre 9 e 27 de agosto em São Paulo e Rio Grande do Sul.

Os estagiários integram o programa global de Diversidade & Inclusão da AGCO, o TRAIT (Team Spirit, Respect, Accountability, Integrity and Transparency), que representa os valores fundamentais da empresa de “Espírito de Equipe”, “Respeito”, “Responsabilidade”, “Integridade” e “Transparência”, para, assim, contribuir com uma sociedade mais igualitária e diversa. O programa tem quatro áreas de foco: capital humano, comunidade, mercado e cadeia de suprimento.

“Buscamos promover espaço para o protagonismo dos nossos futuros líderes dentro da AGCO e acreditamos que a iniciativa irá estimular a doação de sangue e a somar forças para aumentar os estoques nos bancos de sangue”, informa Sheila Fonseca, Vice-presidente RH para AGCO América do Sul e Business Partner Global para Massey Ferguson, Compras e Engenharia.

“Temos orgulho de organizar uma campanha com um objetivo tão nobre, interligando todas as áreas operacionais da AGCO. É uma oportunidade de inclusão e desenvolvimento profissional e pessoal”, destaca o estagiário Victor Hugo Pedro Bom, coordenador da campanha.

Para viabilizar a ação, com suporte da empresa, os jovens organizaram a logística nas cidades onde a AGCO possui fábricas e unidades e garantiram o transporte dos funcionários para diversos hemocentros do país. No Rio Grande do Sul as doações acontecem nas cidades de Canoas, Passo Fundo, Santa Rosa, Ibirubá e Marau. Em São Paulo, as doações serão em Campinas, Jundiaí e Mogi das Cruzes.

Orientações para doação

A doação de sangue é rápida, simples e pode salvar vidas, além de ser um ato de solidariedade, cuidado, empatia e esperança. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Alguns dos requisitos para doar sangue, além de estar com bom estado de saúde, envolvem seguir esses passos:

  • Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Caso for doar após o almoço, é preciso aguardar 2 horas.
  • Caso for doar após o almoço, é preciso aguardar 2 horas.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Anualmente, a frequência máxima de doações de sangue é quatro vezes, para homens, e três para mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses (para os homens) e de três meses (para as mulheres).

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.