A Trumpf, no final de 2022, no EuroBlech, em Hanover, na Alemanha, apresentou soluções para reduzir o consumo de materiais e de energia, tornando o processamento de chapas metálicas mais simples, mais produtivo e sustentável.
Focando na expansão do portfólio de máquinas de entrada, desenvolveu a TruBend série 1000, que equipada com o novo laser TruDisk 24001 e com potência de 24 kW, é capaz de processar chapas metálicas até três vezes mais rápido, o que significa processar até 80% mais chapas de metal por hora, dependendo do material e da aplicação. Inclui a versão demo do software de programação TecZone Bend, que planifica desenhos 3D utilizando informações das ferramentas disponíveis, criando um modelo real, além de executar o programa de dobra.
O lançamento do Multigripper para célula de dobra automatizada elevou a potência da TruLaser 5000 para 24 kW, triplicando a velocidade de corte e permitindo cortar aço-carbono com espessura de até 20 milímetros usando nitrogênio como gás de corte. Quando instalado no braço robótico do BendMaster, oferece manuseio de peças dentro da célula de dobra de forma eficiente e versátil e apresenta articulação que gira 180 graus.
Já o Eco Cooler, sistema de refrigeração para máquinas de corte a laser que reduz em 80% o consumo de energia de resfriamento, dispensa o uso de aditivos químicos. Por sua vez, o módulo do Oseon, software de planejamento e controle de produção, identifica e reduz atividades de baixa produtividade nos processos.