Em 7 de novembro, cerca de 30 especialistas se reuniram a mais de 120 profissionais que atuam diretamente em mineradoras e representantes de mais de uma dezena de empresas do setor mineral, no Museu Gerdau, em Belo Horizonte (MG), para o SIM 2023 – Seminário Internacional Metso.
“Construindo o futuro da Mineração” foi o tema que permeou seis painéis temáticos, com cerca de 25 especialistas e executivos de vários níveis que ocupam cargos de liderança em mineradoras.
Entre os temas discutidos esteve a inovação em mineração, a eficiência energética em mineração, as práticas de ESG que impulsionam o crescimento da mineração e as tecnologias que aumentam a segurança das barragens. Também integraram a programação um painel especial sobre a cadeia de suprimentos na mineração e um debate a respeito do Brasil como potência mineral.
O SIM 2023 foi aberto por duas palestras especiais: a primeira com a jornalista econômica da CNN, Thaís Herédia, que falou sobre perspectivas da economia para 2024, com um olhar sobre o setor mineral, e a segunda com o principal executivo da área de infraestrutura da consultoria A&M Infra, Marcos Ganut, que focou nesse segmento e na mineração brasileira.