Bühler inaugura Centro de Inovação de Grãos, uma potência para a inovação

A Bühler acaba de inaugurar seu novo Centro de Inovação de Grãos (GIC – Grain Innovation Center) em Uzwil, uma instalação pioneira. O novo centro de aplicação representa um marco significativo no campo da inovação do processamento de grãos, combinando soluções de alta tecnologia com a experiência de longa data da empresa em um espaço que promove a colaboração. O GIC foi cuidadosamente projetado para capacitar os clientes dos setores de alimentos e nutrição animal para inovar e aprimorar seus processos, garantindo que eles fiquem à frente das últimas tendências em moagem e permaneçam competitivos em seus mercados em rápida evolução. Além disso, clientes e parceiros têm acesso ao abrangente Centro de Aplicação e Treinamento (ATC – Application & Training Center) em Uzwil, que conecta todas as cadeias de valor.

“O Centro de Inovação de Grãos é a mais recente adição à rede em expansão de Centros de Aplicação e Treinamento da Bühler em Uzwil”, diz Johannes Wick, CEO da Grains & Food no Grupo Bühler. “Nós abrangemos toda a produção, desde várias matérias-primas até uma ampla gama de produtos acabados. Ao fazer isso, oferecemos aos nossos clientes uma flexibilidade excepcional e as opções de que eles precisam para enfrentar os desafios crescentes e revolucionar seus mercados”.

Com as mudanças nas cadeias globais de suprimento de grãos, as exigências nutricionais, a transparência do fornecimento e a pressão sobre os preços, o setor de moagem enfrenta um ambiente desafiador. Entre eles estão manter a qualidade da farinha com matérias-primas variáveis, melhorar a produção e a eficiência energética, gerenciar questões de segurança ou encontrar e manter profissionais bem qualificados. A inclusão de novas tecnologias, como automação, IoT e análise de dados – e a abordagem das preocupações ambientais aumentam a complexidade, enquanto a crescente demanda dos consumidores por produtos mais saudáveis e sustentáveis impulsionou um ritmo mais rápido de inovação.

Para esse fim, a Bühler projetou uma instalação de tecnologia de moagem nova, moderna e de alta tecnologia – o GIC. O novo prédio é o sucessor do antigo Centro de Tecnologia de Grãos da Bühler, que tem servido ao setor de moagem desde 1951. A instalação de cinco andares tem 2.000 metros quadrados e apresenta infraestrutura de última geração, juntamente com mais de 70 equipamentos de ponta da Bühler e de seus parceiros. O GIC funciona como uma arena de ponta para que os clientes experimentem, inovem e encontrem soluções concretas para atender às suas necessidades específicas.

Um “playground” de alta tecnologia

O GIC está equipado com as mais recentes soluções e tecnologias para o processamento de grãos e leguminosas.

Os clientes podem realizar testes em alimentos e rações animais e desenvolver novos processos e soluções em várias áreas, incluindo limpeza, classificação óptica, moagem, peneiramento, mistura, mudança de proteína (um processo mecânico que aumenta a concentração de proteína em matérias-primas de origem vegetal).

Além disso, eles podem trabalhar com higienização e peletização, bem como descascamento e perolização de grãos e leguminosas. “O GIC oferece um ambiente inigualável no qual os clientes podem desenvolver processos personalizados e testemunhar em primeira mão as amplas capacidades do portfólio diversificado da Bühler”, diz Stefan Birrer, diretor da área de negócios Milling Solutions da Bühler. “O GIC não é apenas uma instalação, é um símbolo do nosso compromisso em ajudar os clientes a terem sucesso em um setor que está em constante evolução”.

Os testes de alimentos abrangem uma variedade de matérias-primas, incluindo cereais, ervas, especiarias e leguminosas. O GIC inclui a tecnologia e o conhecimento para realizar testes em grãos locais e antigos – matérias-primas que podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da segurança alimentar em muitos países. Aproveitando seu vasto conhecimento em processamento, o GIC também oferece testes para várias outras commodities, incluindo café, nozes e insetos. Além disso, o Centro de Aplicação e Treinamento atende a sólidos a granel não alimentícios, como plásticos e absorventes. 

Os testes de ração podem ser realizados com capacidades de produção de até 5 toneladas por hora, abrangendo toda a linha de produção ou etapas individuais do processo. “Uma das principais vantagens do GIC é sua capacidade de fornecer não apenas dados detalhados que permitem o monitoramento contínuo e preciso do processo, mas também as propriedades físicas e químicas do produto em cada estágio da produção e sob diferentes condições de processo”, diz Lothar Driller, Gerente de Departamento do Centro de Aplicação de Ração e Treinamentos da Bühler.

Os fluxos laterais gerados pelo GIC, como farelo de trigo e cascas de arroz, casca de milho, cascas de ervilha e resíduos da limpeza, alimentarão o Centro de Recuperação de Energia da Bühler, que fornece aquecimento para os escritórios da Bühler em Uzwil. Os clientes também podem usar esse centro para explorar o potencial de utilização de fluxos laterais por meio da recuperação de energia, o que pode levar à redução de sua pegada de carbono, resíduos e custos de energia e dos custos de energia.

Parte de um centro de inovação maior

O GIC faz parte de Centros de Aplicação e Treinamento da Bühler, que engloba os quatro ATCs recém-lançados – Centro de Criação de Sabores, Centro de Criação de Alimentos, Centro de Aplicação e de Treinamento de Proteínas, e Centro de Recuperação de Energia – e outros centros que estão em operação há vários anos, como o Centro de Aplicação de Extrusão e o Centro de Aplicação de Massas.

Com esse centro de inovação, a Bühler pode oferecer a solução completa, do campo à mesa, abrangendo todas as cadeias de valor, um ambiente que é único no mercado. “Nosso amplo negócio se estende por toda a cadeia de valor de proteínas, e implementamos meticulosamente uma estratégia de parcerias, fechando lacunas internas e melhorando o fluxo de materiais”, diz Rudolf Hofer, diretor do Centro de Inovação de Grãos.

Treinamento e capacitação de talentos

O projeto de modernização também inclui a Academia de Moagem da Bühler e o Instituto Suíço de Tecnologia de Alimentação (SFT), que serão instalados em uma nova estrutura estrategicamente localizada ao lado do GIC para aumentar as sinergias. Essa nova Academia de Moagem e as instalações do SFT terão salas de aula, áreas abertas de aprendizado, salas de reunião, atendimento ao cliente, novos laboratórios, uma área de oficina e um vestiário maior para clientes e funcionários.

O novo prédio permitirá que a equipe e os clientes da Bühler se adaptem e desenvolvam as habilidades necessárias para acompanhar o ritmo de um ambiente de trabalho em rápida mudança e cada vez mais desafiador. Cerca de 1.000 clientes e 150 funcionários internos foram treinados em mais de 120 cursos de treinamento oferecidos pela Academia de Moagem da Bühler e o Instituto Suíço de Tecnologia de Alimentação em 2023. A nova instalação de treinamento deve estar operando em janeiro de 2025.