Componentes usados na Indústria de Alimentos e Bebidas, os rolamentos autocompensadores de rolos vedados da SKF prolongam vida útil dos equipamentos e contribuem para operação mais sustentável, contribuindo para que a indústria de alimentos e bebidas vença ossa desafios constantes para garantir a segurança alimentar e a eficiência operacional. Nesse cenário, se destacam como uma solução inovadora, promovendo não apenas a proteção dos produtos, mas também uma significativa economia de recursos. Um dos principais benefícios dos rolamentos vedados é a redução no consumo de graxa, que pode chegar a até 30%.
Esses rolamentos, projetados para atender às rigorosas normas de segurança alimentar, são completamente vedados e lubrificados, eliminando em muitos casos, a necessidade de relubrificação. Essa característica é crucial em ambientes de processamento e limpeza, onde a contaminação dos alimentos é uma preocupação constante. Com vedação apropriada e lubrificantes registrados pela National Sanitation Foundation (NSF), os produtos da SKF minimizam os riscos de vazamentos que poderiam comprometer a qualidade dos alimentos.
Ao reter a lubrificação de forma eficiente, esses componentes não apenas prolongam a vida útil dos equipamentos, mas também contribuem para uma operação mais sustentável. Em um setor onde a limpeza frequente é a norma, a vedação protege os rolamentos contra a entrada de água e contaminantes, aumentando sua durabilidade e reduzindo custos com manutenções e substituições.
O uso do rolamento gera impactos positivos para o meio ambiente em toda a cadeia. Por estarem vedados, os rolamentos têm uma vida útil maior, possibilitando que sejam usados por mais tempo. Consequentemente, haverá uma necessidade menor para a fabricação de novos rolamentos. Estes, por sua vez, vem do aço, cujo processo fabril depende de grandes quantidades de água e CO².
Benefícios da vedação
As peças em questão possuem sufixo VA944, são fabricadas com diâmetros que variam entre 25 mm e 65 mm, e geralmente são usadas em equipamentos que movem a fábrica, a exemplo de ventiladores de refrigeração. Contudo, por estarem dentro da indústria de alimentos e bebidas, existe um rigor de limpeza constante, e uso contínuo de água para limpeza dos equipamentos em toda sua estrutura.
Por ser um rolamento vedado, isso dificulta a expulsão da graxa pelo processo de lavagem, como parte da rotina de sanitização. “Em outras palavras, essa vedação contribui para que a graxa permaneça no rolamento, evitando vazamentos que podem chegar aos alimentos e bebidas que estão sendo fabricados, e também impacta em menor uso da mesma graxa, afinal estando em ambiente vedado, ela pode durar mais tempo, fazendo a sua função de lubrificar o componente”, destaca o executivo.
Além disso, a SKF desenvolve soluções que atendem às exigências de resistência à corrosão, um fator vital em processos que utilizam agentes de limpeza agressivos. Esses rolamentos são feitos com materiais avançados que garantem desempenho mesmo nas condições mais severas, assegurando, assim, a continuidade da produção sem interrupções dispendiosas.
Cumprimento de regulações
Com o aumento das regulamentações de segurança alimentar, como as diretrizes da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP), e regras definidas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e da Comunidade Europeia, a adoção de tecnologias inovadoras é imperativa. Os rolamentos autocompensadores vedados voltados à indústria de alimentos e bebidas também fazem uso de graxa alimentícia e demais lubrificantes, cuja qualidade tem alto rigor de fiscalização.