Eventos setoriais congregam fabricantes, distribuidores e consumidores

Presente em todos os segmentos da economia que utilizam máquinas, motores, equipamentos, componentes e itens diversos que se movimentam ou sofrem algum tipo de atrito ou contato, o setor produtor, distribuidor e importador de lubrificantes e graxas utiliza eventos, congressos e feiras como espaço de interface com o mercado.

Entre eles estão dois eventos importantes para o mercado de lubrificantes e graxas que retomaram em 2025, após oito anos de interrupção, organizados e promovidos pelo Simepetro, a III Feilub – Feira de Negócios e o IIX Lubescon – Congresso Internacional, que foram realizados em Campinas (SP), no início de setembro.

Resumindo o evento, Nilson Fernando Morsch, diretor-presidente do Simepetro – Associação dos Produtores e Importadores de Lubrificantes do Brasil – cita que, entre os palestrantes do congresso, destacaram-se o economista Pablo Spyer (Tourinho de Ouro, da Jovem Pan), que falou sobre os desafios macroeconômicos no Brasil e no Mundo; o especialista Sérgio Rebelo, que definiu o Brasil como um oásis do mercado mundial; apresentação da ANP a respeito do trabalho voltado a reduzir a presença dos produtores clandestinos; o engenheiro Everton Silva, da Mahle, que comentou as Perspectivas da Mobilidade; e equipe da Petrobrás, que traçou um panorama sobre o futuro da estatal no mercado.

“Sempre com a visão de trazer novidades tecnológicas, tivemos dois americanos, Carl Kermizan, que discorreu sobre as graxas e suas tecnologias; e Jesus Rosas, responsável por comentar a entrada da nova especificação PC 12 para motores diesel”, complementa o diretor-presidente do Simepetro, listando, ainda, a palestra motivacional do ex-jogador de futebol, Diego Ribas, a respeito de liderança e dos esforços para atingir a alta performance.

No total, durante dois dias estiveram presentes 15 palestrantes, que proporcionaram mais de 12 horas de troca de conhecimento para mais de 240 congressistas. Já na exposição, em cerca de 2.300 m², estiveram distribuídos 25 estandes que foram visitados por 1.500 profissionais direta ou indiretamente vinculados ao setor.

Próxima edição

O evento já tem data para acontecer em 2026: dias 9 e 10 de setembro, em Campinas (SP), no Expo Dom Pedro. A temática terá “viés mais industrial, com uma arena técnica especifica para trazer inovação e informações específicas, com caso de estudo de grandes empresas nacionais e internacionais”, prevê Morsch, pois “acreditamos que neste perfil de evento, nichado, surgem oportunidades de fechamento de parcerias e de busca por novas tendências visando a ganhos de performance e também de conexões, muito necessárias para fazer negócios.”

Resumindo as perspectivas para os eventos em 2026, o executivo do Simepetro avisa que “o mercado como um todo pode esperar um evento leve e conectivo, com novas tendências, inovação e muito conhecimento para os fabricantes de equipamentos e máquinas”.

Devido à temática a ser trabalhada, Morsch aproveita para convidar “todos os associados da ABIMAQ a fazer parte desta conexão com o mercado de lubrificantes e graxas, porque tudo que se movimenta necessita de lubrificação. Teremos também uma arena técnica específica trazendo temas industriais e para equipamentos com foco nos técnicos da indústria em geral.”

Novidades também estão sendo programadas para expositores e visitantes como o lançamento do Panorama Brasil Lubrificantes & Graxas, que se trata de uma ferramenta de comunicação, na versão impressa e também digital, que vai apresentar dados mercadológicos e regulatórios, destacando também a tecnologia do setor e a colaboração desses produtos no desenvolvimento da indústria nacional, mercado automobilístico, naval, aviação, agro, mineração entre outros. “Nós do Simepetro, somos uma das entidades apoiadoras e estamos colaborando com dados, informações e sugestões para que este projeto seja coroado de êxito. Vale ressaltar que neste momento temos muitas empresas do Exterior querendo entrar no Brasil, e esta ferramenta será uma ótima oportunidade de apresentar o Brasil, suas fortalezas e suas necessidades”, afirma Morsch.

O Panorama Lubrificantes & Graxas é um projeto da Public Projetos Editoriais, que este ano comemora 20 anos de atuação com publicações técnicas de diversos mercados e com altíssima qualidade, principalmente no conteúdo editorial, sem falar no projeto acabado. Segundo seu diretor Gilberto Figueira, “conhecimento é informação organizada, e nós da Public sabemos levantar os dados e organizá-los de tal forma que os leitores se interessam na leitura e com isto as empresas apoiadoras, as anunciantes, ganham visibilidade e abrem novas e reais perspectivas de negócios, motivo pelo qual nossos projetos são coroados de êxito”.