A Veolia, líder global em tecnologias de tratamento de água, implementou uma solução inovadora de reúso de água para transformar a estação de tratamento de efluentes existente em uma instalação de produção de água de reúso na unidade têxtil da Rhodia em Santo André, Estado de São Paulo, Brasil.
O projeto da Veolia contribuiu para a jornada de sustentabilidade da Rhodia, alcançando 94% de reúso de água nesta unidade de produção — resultado de um conjunto abrangente de projetos, ações e investimentos realizados pela empresa ao longo dos anos. A água reutilizada apoia principalmente os processos industriais químicos têxteis da Rhodia, com a principal aplicação sendo alimentar os sistemas de resfriamento.
A instalação opera com sucesso há mais de um ano sob o contrato de serviços de 10 anos com a Veolia, marcando um marco significativo nas conquistas da parceria.
Esta conquista é particularmente significativa dado o crescente cenário de estresse hídrico que enfrenta a região, tornando a redução na extração de água subterrânea crucial para a conservação dos recursos hídricos locais e operações industriais sustentáveis.
Através de seu modelo de “Tecnologia como Serviço”, a solução da Veolia capitalizou sobre a infraestrutura de tratamento existente. Ao integrar sistemas complementares de homogeneização de efluentes e um biorreator de membrana ZeeWeed™ MBR de última geração, a empresa transformou a estação de tratamento de águas residuais em uma moderna estação de produção de água de reúso. Esta abordagem permitiu uma implementação mais rápida e maior resiliência hídrica sem exigir investimento extensivo em nova infraestrutura. A solução permite que efluentes tratados sejam transformados e regenerados infinitamente em uma fonte de água de alta qualidade excepcional para atender às demandas dos processos industriais.
A Veolia também adotou uma abordagem sustentável ao reutilizar equipamentos existentes na planta, evitando a necessidade de nova infraestrutura e reforçando seu compromisso com a economia circular.
Ronia Oisiovici, gerente de Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação Sr. da Rhodia: “O projeto em parceria com a Veolia contribuiu para que o site de Santo André atingisse o marco de 94% de reúso de água, um número impressionante. Além disso, trouxe uma melhoria significativa na qualidade da água, que agora pode ser utilizada em outras aplicações. A solução está totalmente alinhada com os princípios de economia circular e com o programa de sustentabilidade da Rhodia”.
Mauro Cruz, Vice-Presidente Executivo e Head das atividades de tecnologias de águada Veolia na América Latina, comentou: “Este projeto reflete a capacidade da Veolia de integrar engenharia de alto desempenho com um modelo operacional robusto e orientado a resultados. Exemplifica nosso programa estratégico GreenUp, onde as tecnologias de água são um impulsionador e servem como catalisador para a transformação ecológica. Temos orgulho de acompanhar clientes como a Rhodia para transformar seus objetivos ambientais em soluções concretas e escaláveis, colocando a ecologia no centro dos processos industriais, demonstrando que desempenho e sustentabilidade podem — e devem — andar de mãos dadas.”
