Máquinas precisam de lubrificação, independentemente da localização física e de serem móveis ou não. Isso significa que máquinas em campo, para terem os resultados potencializados, devem ser lubrificados no local de operacionalização, sem deslocamento da máquina parada até uma oficina. Essa conscientização levou à criação de comboios de manutenção. Entre os clientes destacam-se usinas de açúcar e álcool, fazendas, plantações e obras em construção civil.
Um mesmo veículo atende diversos tipos de máquinas, em conformidade com as características e peculiaridades, seguindo as indicações do fabricante ou a necessidade de cada operação.
Entre as especializadas nessa atividade está a LDA Tanques. Essa técnica – narra o coordenador de Marketing da empresa, André Pavane – consiste em equipar um caminhão, batizado de comboio de lubrificação, com vários tipos de óleos lubrificantes a serem aplicados de forma pneumática através de sistema automático. Ou seja, um mesmo veículo atende diversos tipos de máquinas, em conformidade com as características e peculiaridades, seguindo as indicações do fabricante ou a necessidade de cada operação.
No caso do comboio de lubrificação da LDA, como diferencial Pavane relaciona “os cilindros pressurizados autorrecarregáveis, que não possuem mais bomba propulsora pneumática para óleo lubrificante. O acionamento é independente da bomba de diesel, água etc., sendo feito via sistema hidráulico”.